HUA-TO FAZ UMA CIRURGIA EM KUANG KUNG
Uma das coisas que mais me impressiona no Kung Fu chinês é o folclore com as suas lendas, e entre as muitas lendas temos este personagem que é ainda narrada por muitos mestres de kung fu no mundo todo, seu nome era KUANG KUNG, este grande guerreiro tem suas histórias contadas na literatura clássica chinesa denominada “Os três Reinos”.
Kuang Kung segundo a lenda é descrito como sendo um homem de alta estatura e possuidor de uma grande força e coragem, motivo que o tornava um guerreiro destemido e respeitado por todos de sua época.
Kuang Kung era habilidoso no uso de uma arma denominada de Kuang Dao, uma arma mista composta de facão, bastão e Lança, Kuang Kung era soberano de uma vasta região da China, sendo também muito habilidoso nas artes estratégicas do kung fu. Nessa obra existe uma passagem que narra uma cirurgia que Hua-To fez no braço de Kuang Kung. Hua-To foi o criador do primeiro analgésico conhecido pelo homem, esse remédio denominado de Ma-Fei-San, permitia a realização de operações mantendo o paciente sob anestesia geral.
De acordo com os relatos da época, Kuang Kung teria sido ferido por uma flecha ao tentar retira-la quebrou-a dentro do braço. Hua-To foi chamado para extrair a ponta da flecha e Hua-To ofereceu o remédio para que Kuang Kung não sentisse dor durante a cirurgia ja que o mesmo agia como anestesia geral, Kuang Kung recusou e preferiu se distrair jogando uma espécie de xadrez chinês.
Hua-To abriu obraço de Kuang Kung extraiu a ponta da flecha , limpou a ferida e costurou sem que Kuang Kung pronunciasse um gemido de dor.
A MORTE DE HUA-TO
Na época existia um soberano de um dos três reinos chamado de CHOU-CHOU que era inimigo mortal de Kuang Kung, este soberano ficou espantado com a rapidez do restabelecimento de seu inimigo e com o retorno dele aos campos de batalha. Algum tempo depois Chou-Chou foi acometido de uma violenta dor de cabeça e imediatamente chamou Hua-To para que o curasse. Depois de diagnosticar a origem da dor, Hua-To informou ao rei que seria necessário opera-lo e conseguentemente abrir-lhe a cabeça.
Chou-Chou suspeitou que o médico tinha tramado a sua morte e mandou executar Hua-To. Tempo depois o próprio Chou-Chou morreria de uma crise fortíssima de dores de cabeça. Provavelmente de algum tipo de tumor cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário...