A história de TOA GAI
Um dos nomes importantes na história do Sistema Garra de Águia é TOA GAI. TOA GAI era um jovem nobre da dinastia Ming, era possuidor de uma cultura altamente apurada, distinguia-se nas artes da pintura, poesia e música, como nobre foi treinado no Sistema Garra de Águia como parte de sua formação marcial. Porém durante a juventude de Toa Gai sua vida mudou drasticamente.
A dinastia Ming foi derrotada e o poder de Ching (1644-1911) tomou seu lugar, Toa Gai foi forçado a fugir e depois de andar por muitos lugares tornou-se monge, como monge viajou pela China praticando e ensinando sua arte. Porém Toa Gai viu-se forçado a praticar a sua arte em segredo pois o Rei Ching temendo uma revolta daqueles ainda leais a Dinastia Ching, proibiu a prática de todos as modalidades de kung fu sob pena de morte de quem desobedecesse.Muito embora Toa Gai continuasse a se sobressair nas artes da pintura, poesia e música, secretamente praticava e ensinava o Garra de Águia.
De um grande aprendiz a um grande mestre...
Sendo lembrado primeiramente como um grande aprendiz, Toa Gai marca o início de uma longa e direta linhagem de mestres do Garra de Águia. De Toa Gai o sistema Garra de Águia passa para Far Shing, que continuou a praticar e a ensinar o Garra de águia em segredo no estado de HO BAC (agora Pequim). De Far Shing o sistema passa para Lau Shu Chun, momento em que o sistema passa a ser olhado como um tesouro da família Lau, sendo ensinado durante
muitos anos somente a membros dessa família.
Lau Shu Chun praticou o Garra de águia metade de sua vida, tornando-se um mestre de kung fu no norte da China. Adquirindo então o nome de “Daí Gon Gu Lau” ou seja o “Lau da estocada mágica”, sua habilidade com um bastão era muito conhecida e respeitada pelos mestres de kung fu da época. Viajando pela China o mestre Lau Shu Chun teve muitos alunos entre eles, destacam-se: o general do exército Lau Dok Fuin, mestre de kung fu, dois alunos Gai Sam e Gai Sei , o seu sobrinho Lau Shing Yuo que em troca ensinou seu terceiro filho Lau Kai Man e o filho de sua irmã ChanTzi Ching.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário...