Seguidores

13 de mai. de 2011

Bases do Garra de Águia

Antigamente a postura do cavalo era o ponto chave para teste de quem desejasse treinar Kung Fu com um Sifu respeitável, normalmente os futuros pretendentes da prática da Arte Marcial kung fu eram levados até uma escola por um amigo, ou seja o que funcionava mesmo era o boca à boca, se o pretenso aluno aceitasse os termos de conduta imposto pelo mestre da escola, então ele seria aceito e lhe seria mostrado a base MASEK(postura do cavalo ou do cavaleiro) onde o aluno ficaria nesta base até que ele não conseguisse se manter nessa base, então descanso e retorno.
Esta era a única lição por 6 mêses quando o aluno conseguisse ficar por 3 horas nesta postura, e somente então ele seria considerado apto para continuar seu aprendizado, esta era uma forma de manter fora da escola os intrometidos, se isto fosse aplicado no Brasil com certeza as escolas de kung fu estariam vazias.

Veja também;
Bases do Garra de Águia

Todas as posturas do Garra de Águia devem ser baixas e fortes, com passos leves e suavidade nos deslocamentos.

Ma Sek. Comece com os pés afastados com mais ou menos 2 vezes a largura do ombro, os joelhos devem estar dobrados naturalmente, as solas dos pés no chão paralelos um ao outro. A força nas pernas devem ser direcionadas para dentro, e a coluna na vertical.

Kung Sek. A perna da frente é dobrada no joelho , de tal maneira que não se consiga ver os dedos dos pés da frente. A perna de trás deve estar reta e os pés devem estar girados para dentro, o passo deve ser longo, a cintura deve ser girada com o corpo reto.

Hoy Sek. Todo o peso deve estar na perna de trás que é ligeiramente dobrada com o pé plano no chão. A perna da frente e de trás devem estar a um pé de distância de largura.

Ding Sek. Esta postura é semelhante a Hoy Sek, porém a perna da frente é semi-flexonada no joelho, o peso deverá estar inteiramente na perna de trás, a distância entre os pés deve ser de um pé de largura.

Pok Tui. Uma perna fica dobrada completamente e a outra estendida, o tornozelo da perna esticada é dobrado de tal maneira que o pé pareça um gancho ou anzol no fim da perna. A coxa da perna dobrada deve estar pressionada contra o estômago, o corpo deve estar reto e os dois pés fixos no chão.

Tai Tui. Você em pé sobre uma perna a outra perna fica dobrada no joelho colocando-o o mais alto possível, os dedos dos pés apontam para baixo e são colocados o mais perto possível da perna esticada, esta base serve para golpear a virilha do oponente.

Tao Bo. Ambas as pernas devem estar dobradas a da frente com mais acentuídade do que a primeira, o equílibrio é mais na perna da frente, esta base é mais utilizada para voltar e atacar o seu oponente.

Jor Puin Tui. Esta postura começa do Tao Bo. As duas pernas devem estar dobradas, o corpo deve ser mantido reto, dividindo o equílibrio ao meio.

Jow Bo. Este é um movimento de corrida, como se você estivesse puxando uma carroça, o corpo deverá estar inclinado ligeiramente para frente, a fôrça deverá vir dos músculos da panturrilha, cada passo deverá ser dado com grande força na sola dos pés, como se você quisesse fazer buracos em um chão mole, com os dedos dos pés.

Chan Bo. Esta é uma postura com um passo avançado, de qualquer postura pule para cima e cai em Pok Tui. Isto é usado para chutar um oponente em seu tornozelo.

Din Bo. Isto é feito pulando para cima reto e caindo na mesma posição, quando pular você deverá tentar alcançar o mais alto possível.

Pois é amigos(as) estamos disponibilizando este conteúdo de Garra de Águia com a finalidade de contribuir cada vez com o crescimento desta modalidade de kung fu Chinês, de maneira que as pessoas em geral tenham mais conhecimento sobre as técnicas dessa nobre arte. É lógico que cada escola tem sua metodologia e cada professor ensina do seu jeito esperamos ter de alguma maneira podido ajudar a todos.

Conteúdo retirado do livro do Mestre Leung Shum, material gentílmente cedido pelo Sifu João B. Soares de Goiás. Irmão na Arte Marcial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!