Seguidores

1 de fev. de 2014

TAI CHI CHUAN, A HISTÓRIA CONTINUA.....

No século XVIII, um professor e um grande mestre de artes marciais chamado pelo nome de WANGZONGYUE, sistematizou o TAIJIQUAN (TAI CHI CHUAN), estudando-o profundamente e relacionando as suas descobertas à filosofia tradicional chinesa do Yin e do Yang, os dois princípios opostos na natureza, o feminino e o masculino, negativo e positivo. Foi no seu livro que este estilo de Boxe chinês, recebeu formalmente a sua designação de Taijiquan. Inicialmente o Taijiquan era praticado pelos camponeses e locais da região de Henan. Foi em 1852 que Yang Luchan (1799-1872), natural da província de Hebei, o trouxe consigo para Beijing, donde, a partir de então, esta nova arte do boxe se espalhou rapidamente por toda a China.
 No século passado o Taijiquan sofreu inúmeras modificações, principalmente no que diz respeito aos movimentos, que tem evoluído principalmente para uma maior graciosidade e leveza de execução descontração e fluência "como as nuvens, e as águas dos ribeiros". Muitos dos movimentos explosivos anteriormente observáveis nas formas tradicionais de taijiquan desapareceram, também como desapareceram os movimentos pesados no movimento dos pés, isto fez com que o Taijiquan se tornasse popular entre homens e mulheres de todas as idades. Também muito importante tem sido a atenção dispensada ao Taijiquan como arte de fortalecimento do corpo e do espirito, pelo seus princípios terapêuticos.
No seu processo de desenvolvimento, o taijiquan evoluiu gradualmente para toda uma serie de diferentes estilos, dentre os quais o mais popular era o da escola Yang, sistematizado por Yang Chengfu (1883-1936), neto de Yang Luchan. As suas características principais eram a naturalidade e descontração das posturas, movimento lento, uniforme e "leve", em que o percurso dos movimentos deixa escrito no ar linhas curvas. A escola Yang recebeu o nome de "Da Jia - Grande Estrutura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!