Seguidores

18 de jul. de 2014

Entrevista com Dan Inosanto- Parte I

Bom dia meus queridos,
Dando continuidade a aspectos a passagens da vida do Grande Mestre Bruce Lee, vou transcrever para vocês aqui uma entrevista que aconteceu com Dan Inosanto por Jimmy Hiro Araki - extraido do livro "Bruce Lee The Martial Arts (Phenomenon) - Resumo.
Local: Estados Unidos
Data: outono de 1978
*Amigos estou sem interrogação no teclado então substituirei por ^^.
ARAKI: Quando você conheceu Bruce^^
INOSANTO: Encontrei Bruce pela primeira vez em 1964 no 1 Campeonato Internacional de Karatê em Long Beach, Califórnia. Ed Parker foi quem me apresentou a ele.
ARAKI: Qual foi sua impressão sobre ele^^
INOSANTO: Quando o conheci Bruce era muito jovem e impetuoso. Comecei a entendê-lo depois. Embora ele fosse muito franco, o que ele dizia era verdade e muitas pessoas não gostam dessa espécie de franqueza...provavelmente porque Bruce podia manter tudo o que dizia. Muitas pessoas são arrogantes ou convencidas mas não podem manter isso. Bruce podia manter toda sua aparente arrogância. Todavia eu levei 6 meses para começar a compreender o verdadeiro Bruce. Depois passei a querê-lo tão bem que coloquei o nome de Lee em minha Filha Diana...Diana Lee!



ARAKI: Vocês tiveram uma escola de Artes Marciais Juntos em Chinatown^^
INOSANTO: Sim. Em dezembro de 1966...não era realmente uma escola, apenas treinávamos entre nós mesmos. Começamos a treinar em 1964, praticávamos juntos e dávamos demonstrações juntos...foi o começo de uma enorme amizade. Eu servia de "cobaia" para Bruce e parceiro de treino porque seu parceiro Iaky Kimura teve de voltar para Seattle em 1964. A primeira escola oficial em Chinatown foi aberta em fevereiro de 1967.
ARAKI: Bruce lhe pediu para ensina-lo nunchaku^^
INOSANTO: Ele me pediu para lhe msotrar como manejá-lo. Eu apenas mostrei e discutimos juntos sobre isso. Bruce interessou-se muito, e ele se tornou melhor que eu no nunchaku.
ARAKI: Antes disso ele nunca usara antes^^
INOSANTO: Nunca.
ARAKI: Ele aprendeu logo, então^^
INOSANTO: Muito depressa e com muita habilidade. Ele era naturalmente super-dotado....dentro de 3 meses sua técnica no nunchaku tornou-se melhor e mais aguçada qu4e a minha.
ARAKI: Qual a diferença entre a ação de Bruce nos filmes e na vida real^^
INOSANTO: No cinema o uso dos pés causa mais impacto. Por outro lado como os punhos se movem rapidamente, seus movimentos precisam ser mais amplos para que os espectadores possam apreciar o que está acontecendo. Para dar tempo à mente de registrar esses movimentos é que eles têm de ser mais amplos, no cinema. Bruce conhecia coreografia, conhecia ângulos de cameras. Ele estudou muito por si mesmo...fez muitas experiência nos Estados Unidos sobre ângulos de cameras com seu próprio gravador de vídeo tape.
ARAKI: Algumas pessoas dizem que Bruce era bom só em filmes e que sem a ajuda da técnica cinematografica era bem amis fraco. Como era Bruce na vida real^^
INOSANTO: É um grande erro algumas pessoas pensarem que Bruce foi só um ator. Bruce era realmente muito forte. Seu nível de habilidae estava além do que qualquer outro artista marcial que eu conheci nos Estados Unidos...muito além a Joe Jowis, Chuck Norris. Estava acima do nível deles - Bruce era muito mais instruido do que Mike Stone. Eu classificaria Bruce acima de Chuck Norris e Joe Jowis, os quais venceram todos os torneios daqui!
ARAKI: Quantas horas Bruce praticava por dia^^
INOSANTO: Cerca de 8 horas por dia.
Bem amigos esta matéria continua na próxima postagem, ^^, :))))
Matéria extraida da revista Super Bruce Lee,Edição no. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!