Seguidores

28 de nov. de 2011

Ética Marcial você sabe o que é?

Ética....
Em primeiro lugar você sabe o que é Ética? Não? Então segundo o Wikipedia ....Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.
Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. 
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na físicametafísicaestética, na lógica, na dialética e nem na retórica
Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologiapsicologia,sociologiaeconomiapedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Espinoza.
Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética. Para saber mais sobre Ética em http://www.wikipedia.org.br.

Bem agora que já temos uma pequena noção do que vem a ser ética, então vamos ao que interessa, o comportamento ético de um praticante de kung fu  é o aprendizado mais importante em sua vida marcial, porém para que este praticante possa ter isto em sua vida é necessário primeiro que este entenda que nem sempre o exemplo vem de cima, mas que todos nós quando nascemos já trazemos dentro de nós a noção de certo e errado e que  podemos através da observação aprender com todas as pessoas que estão ao nosso redor, como dizia o grande mestre "Bruce Lee". Absorva o que é bom descarte o que não presta.
Muito comum e não é de hoje algumas pessoas que praticam kung fu apresentarem para os seus alunos formulas mágicas de auto-defesa e também métodos  de obtenção de super-poderes, as vezes desdenham dos estilos diferentes do seu e se dizem pessoas modernas, dizem que o que elas oferecem, é o que há de melhor, mais ai vem as perguntas, melhor de que, melhor para que, por que é o melhor, na realidade todas as pessoas que praticam kung fu tem um objetivo definido que pode ser um desses: Finalidade Marcial, Finalidade Filosófica, Finalidade Espiritual, Finalidade Terapêutica, ou Finalidade Desportiva, ou seja nem tudo se resume em PORRADA.
A China descobriu da pior maneira que depois que ela inventou a pólvora o rumo das batalhas tomaram outra direção, isto não quer dizer que na nossa vida diária tenhamos que estar armados com  armas de fogo, até porque pelo estatuto do desarmamento, não é qualquer um que pode andar com uma  Arma de Fogo por ai, muito embora a Lei seja ignorada por todo os bandidinhos de meia tijela que andam a solta.
O mais importante é que entendamos o seguinte a prática da Arte Marcial hoje em dia deve ser focada em qualidade de vida,  aos brigões, aos desordeiros e aqueles que buscam no treinamento marcial uma maneira de intimidar o seu semelhante só resta o consolo de que cedo ou tarde ele terá que prestar contas dos seus atos perante a sociedade.
Um bom  professor de kung fu deve entender que o kung fu deve ser ensinado para o bem das pessoas, ele deve vir do coração muito mais do que da demostração de força ou do exibicionismo pessoal, o kung fu deve ser usado para nos levantar para a luta do dia-a-dia, melhorar a nossa auto-estima para que possamos ser boas pessoas e melhores cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!