Seguidores

3 de dez. de 2011

Chi Kung

Chi Kung ou Qigong(Exercícios Respiratórios)
Chi kung (Chinês Simplificado: 气功; Chinês Tradicional: 氣功; pinyin: Qìgōng; Wade-Giles: ch'i4 kung1; Thai: ชี่กง) é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.
veja no video algumas demonstrações do uso do Chi kung:





Ch'i Kung ou qi gong (pronunciar chee gung) é afirmada como a "ciência e prática" do chi. Chi Kung significa literalmente cultura da energia. A saude fisica e mental são melhoradas aprendendo-se a manipular o chi através de um controle da respiração e de movimentos físicos pelos praticantes.

Os mestres de Chi kung acreditam ser possível curar à distancia por manipulação do chi. É mesmo afirmado que podemos fortalecer o sistema imunitário controlando o nosso chi.

A maioria de nós, ocidentais, estamos vagamente familiarizados com o Kung Fu e o Tai Chi, ambos relacionados com o chi kung. O primeiro é uma arte marcial considerada como externa e o segundo como uma arte marcial interna. O primeiro é mais conhecido pelas demonstrações de como partir tijolos com as mãos nuas. O segundo pelas graciosas poses dos seus praticantes. Estas demonstrações, e histórias de ainda mais poderosas demonstrações, são apresentadas como provas dos poderes paranormais ou sobrenaturais que obteem aqueles que dominam o chi.

Um Pouco de História 
O Chi Kung não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energiapara tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis deconsciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Chi Kung terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente.
Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Chi Kung como é conhecido nos dias de hoje remonta à época da Dinastia Han (206 aC - 220 dC), quando começou a ser sistematizado. O próprio uso do termo Chi Kung é relativamente recente, data do início do século XX, sendo utilizado atualmente para referir-se a múltiplos exercícios, destinados a desenvolver a força (física, energética, mental ou espiritual) ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital - Chi, ou Qi.

Fragmentos de diagrama possivelmente representando formas de Chi Kung, encontrado em uma tumba da Dinastia Han, na cidade chinesa de Ma Wang Tui.
Um dos documentos históricos mais antigos retratando o que atualmente conhecemos como Chi Kung é o diagrama pintado em seda encontrado na tumba da cidade chinesa de Ma Wang Tui, datado do período da Dinastia Han.
Diversos estudos científicos sobre a eficiência das práticas de Chi Kung e seus princípios estão sendo realizados atualmente (Veja as referências indicadas abaixo entre as "Ligações externas"). Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais. Destas se destaca a de Gu Hansen e Lin Houshen, do Instituto de Qigong e Medicina Chinesa de Shanghai, que comprovaram que o Qi pode ser medido por sensores infravermelhos, cujos resultados foram aceites e debatidos com entusiasmo pela maioria da comunidade científica internacional. Também inovadoras foram as pesquisas do mestre Yan Xin.
Apesar de ainda ser uma prática vista com ceticismo por muitos membros da comunidade médica no ocidente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluiu entre as formas de Medicina Tradicional Chinesa que recomenda incluir nos sistemas de saúde, orientação a qual a legislação brasileira atualmente procura se adequar.
Matéria retirada do wikipedia...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!