A espiritualidade Budista tem como uma das bases a "Lei da Impermanência" você sabe o que é isso?
Na vida não temos certeza de muitas coisas, não sabemos quase nada a nosso respeito nem a respeito das pessoas que amamos ou do lugar de onde vivemos, quando saímos de casa pela manhã não temos certeza se retornaremos à noite, quando iniciamos uma viagem não sabemos se iremos retornar, quando iniciamos qualquer coisa em nossas vidas não temos certeza se concluiremos. De nossa existência só temos certeza de uma coisa cedo ou tarde teremos que partir, esta é a LEI DA IMPERMANÊNCIA.
Nem com todo o avanço da ciência até hoje conseguimos fazer que a vida durasse para sempre, nem em condições especiais conseguimos acrescentar mais tempo a nossa existência, o que sabemos é que o que existiu ontem já não existe hoje, e o que existe hoje não durará para sempre. NADA É PERMANENTE E ESSA É A ESSÊNCIA DA VIDA. Tudo que existe no Universo que nos cerca esta sujeito a Lei da Impermanência, seja no macrocosmo ou no microcosmo. Nações nascem e morrem, culturas nascem e morrem, modas nascem e morrem, envelhecemos todos os dias, nascem e morrem pessoas todos os dias, o próprio ato de andar esta sujeito à lei da impermanência, a cada vez que você dá um passo a frente é necessário extinguir uma ação para que possa iniciar outra.
O que faz a vida ser tão bela, o que torna o som harmonioso de uma música, o que permite o movimento maravilhoso dos animais, o que faz com que o amor seja gostoso, com que o sorriso de uma criança seja uma dádiva da vida, é a lei da impermanência. A busca do entendimento da impermanência é um dos grandes objetivos do budismo. Quando tomamos consciência da impermanência muitas coisas que antes para nós eram importantes deixam de ser, conseguimos transcender enxergar através de uma realidade maior, ai começamos a ficar fortalecidos e capazes de abandonar nossos apegos e temores.
Quantas vezes na vida perdemos aquilo ou alguém que para nós é muito importante e depois o que nos resta é a esperança de reencontrar ou de suportar a dor da perda, a vida nos ensina todos os dias que neste mundo nada nos pertence, a todo o momento estamos sujeitos a uma única lei a LEI DA IMPERMANÊNCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário...