Seguidores

17 de abr. de 2011

O Taoísmo e o Kung Fu


  • O surgimento do Taoismo ou Daoismo
                   Durante a dinastia "Chou", século X aC ou século IX aC., a China estava destruída pela guerras e os homens estavam cansados das guerras e revoluções, então muitos deles se refugiaram nos bosques e nas montanhas buscando um refugio solitário e uma vida com a natureza. Esses andarilhos professavam a filosofia do "Tao" ou "Caminho", por este motivo passaram a ser chamados taoístas. Muito embora esse conceito não pertença aos taoístas , pois acredita-se que surgiu no início da civilização chinesa e foi atribuído ao antiquíssimo filósofo Fu Hi. Este conceito mais tarde foi ampliado por meio dos ensinamentos de Lao Tsu(Lao Tsé, Lao Tzi ou Lhi Ehr segundo diferentes dialetos).
  • As Escolas Taoístas 
               As escolas taoístas passaram por três fases sucessivas e independentes, que foram:
  1. A fase filosófica(Tao Kia);
  2. A fase mágica -alquimística(Tao Kiao);
  3. A fase religiosa(Daojiao).
1 - A fase Filosófica: Baseia-se na obra "Tao Te Ching" de Lao Tsu período 604 à 517 A.C., nesta obra encontra-se uma das mais sensíveis contribuições do pensamento chinês para a Humanidade, obra de difícil interpretação, essa obra  contém ensinamentos que incentivam à prática da meditação, à busca interior e a prática das técnicas de respiração muito utilizadas no Tai Chi Chuan, como exemplo temos uma citação que diz, "O sábio fecha a boca e os olhos, anula os sentidos e se torna impenetrável ao mundo exterior, abrindo-lhe apenas o coração".

2 - A fase mágica-alquimistica: Foi a mais duradoura, fundamentava seus ensinamentos na crença da possibilidade da imortalidade e na fabula da existência de uma erva medicinal que a concretizaria. A erva chamava-se de Ling Chi Tsao e a busca dos gênios imortais Hsien foi a maior preocupação e máxima razão motivadora do taoistas da época.

3 - A fase religiosa: Dizia que o ideograma Tao (ou Dao) (道) pode ser traduzido como "via" ou "caminho", mas assume um significado mais abstrato para a religião e para a filosofia chinesa. É o que há de mais profundo e misterioso na realidade e que faz com que tudo seja como é. É o conjunto indiferenciado de tudo o que existe, mas também o princípio supremo que gera e está na origem do seu devir, ou seja, é também o seu Caminhar. Embora seja invisível, inaudível e intangível, manifesta‑se pela sua influência, a que se chama Virtude — o Te (德, dé). Mas essa influência é espontânea, ou seja, faz parte da sua própria natureza, do seu próprio fluir natural. Como se diz no Tao Te King: o Tao «age sem agir» (為無為).
Um tema no pensamento chinês primitivo é Tian-Dao ou caminho da natureza (também traduzido como "céu" e às vezes "Deus"). Corresponde aproximadamente à ordem das coisas de acordo com a lei natural. Tanto o "caminho da natureza" quanto o "grande caminho" inspiram o afastamento estereotípico taoista das doutrinas morais e normativas. Assim, pensado como o processo pelo qual cada coisa se torna o que ela é (a "Mãe de todas as coisas"), parece difícil imaginar que temos que escolher entre quaisquer valores de seu conteúdo normativo - portanto pode ser visto como um príncípio eficiente de "vazio" que sustenta confiavelmente o funcionamento do universo.
  • Conceitos mais populares
Um dos conceitos mais populares entre os taoístas da época dizia respeito ao retorno ao "Tao" após a morte. A morte libertava para que pudessem colher os frutos da experiência que acumulavam durante a vida terrena. Para que pudessem acumular o máximo de experiências era necessário que tivessem uma vida mais longa possível, por este motivo cuidavam dos assuntos relacionados com a ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, HIGIENE, EQUILÍBRIO ENERGÉTICO DO CORPO E MEDICINA, isto nãolhe parece familiar nos dias de hoje. Incentivavam a fluência da energia do "Tao"(Chi) através de massagens como o "Tui Ah ou Do-In", exercícios respiratórios de (Chi Kung) e da exposição do corpo à luz solar ou lunar. 
  • Busca da Imortalidade
Essa busca pela longevidade motivou o surgimento dos primeiros conceitos sobre acunputera( Medicina chinesa com agulhas), no tempo do imperador amarelo "Huang Ti", por volta de 120 A.C., surgiu a obra "Huai Nan Tsu" onde são citadas as técnicas para se obter a vida eterna. Estas técnicas se baseavam em métodos respiratórios e em ginásticas especiais muito semelhantes as usadas nos estilos de "Tai Chi Chuan" antigos e "Pa kua".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!