Seguidores

1 de abr. de 2011

Mais uma história sobre o surgimento do KungFu/Kuoshu/Wushu

A China é um dos Países mais isolados do mundo, situando-se de maneira geográficamente isolada ao Norte pelos desertos da Manchúria e da Mongólia e para além tendo a imensidão gelada da Sibéria, a nordeste pelo Himalaia que vai até o sul e sudeste e a leste pelo Oceano Pacífico, os chineses foram forçados a desenvolver sua própria cultura, do sem influências do mundo exterior. A semelhança de outros povos da antiguidade, os chineses tiveram um modo de vida relacionado com a natureza e com a vida agrícola. Foi um povo que teve que aprender através da observação da natureza a conhecer as leis e os princípios que caracterizaram seu modo de vida e sua sabedoria que sempre os caracterizou.



 Observando os animais criaram exercícios especiais para o fortalecimento e a agilização do corpo. Acredita-se que primeiramente estes exercícios eram usados com o objetivo de preservar a saúde, e que com o passar do tempo estes exercícios foram transformados em estilos de luta de kung fu, passando a serem divididos em escolas internas e externas. Em homenagem a essas escolas antigas muitos estilos atuais ainda mantém os nomes de origem, preservando dessa maneira o movimento dos animais de onde se originaram. Como exemplo temos o Garra de Águia(Fan Tzi), Louva-a-deus(Tong Long), Tigre(Fu Jow Pay), Graça Branca(Fei Hok Pay ou Bai Hok Pay) e muitos mais. Das séries de animais as mais conhecidas an antiguidade, destaca-se em importância a "Wu Chin Si". escola a tribuída ao médico e anestesista "Hua To", conheça a sua história em kung fu news, e que incluía as técnicas do estilo do veado, do macaco, da águia, do urso e do tirgre.
É grande a quantidade de estilos existentes no Kung Fu, estima-se que só em Hong Kong existam cerca de 360 estilos. Esse grande número e a variedade se deve ao imenso número do povo chinês ( um dos países mais populosos do mundo) e a grande antiguidade do kung fu(citado historicamente pela primeira vez no ano de 2674 antes de cristo).
Os primeiro estilos desenvolveram-se como clãs ou familias e mantidos em segredo através das gerações. Era normal que um mestre ao herdar um estilo familiar acrescenta-se mais algumas técnicas de sua autoria ou de outros estilos ou que fazia o estilo original sofrer transformações ao longo dos tempos, com o passar do tempo o estilos original dividia-se em outros menores, que por sua vez dividiam-se em outros e assim sucessivamente.
Aguarde que estaremos dando continuidade a esta série de reportagens sobre os diversos estilos de kung fu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!