Seguidores

25 de abr. de 2011

A Energia CHI


  • Como o Chi se manifesta

Dentre as varias manifestações da cultura chinesa nada me impressiona mais do que esta expressão "CHI" que representa para o povo chinês a Energia do "TAO", que é a manifestação das múltiplas formas do UNIVERSO, sendo esta ENERGIA a força  responsável pela força geradora da VIDA nas diferentes formas de vida existentes sobre a TERRA.


O TAO em chinês é pronunciado como Tao muito embora na grafia pinyin pronuncia-se como Dao, que traduzido literalmente significa o "O Caminho", Físico ou Espiritual, é um conceito muito antigo adotado como princípio fundamental do Taoísmo, doutrina Fundada por Lao Tzu. 


Matéria já comentada na postagem anterior, o CHI é considerado pelos chineses como uma energia interna misteriosa de natureza psicofisiológica responsável pela conservação e manutenção da vida em nosso planeta, ou seja esta energia esta em todos os seres que habitam o nosso sistema. 

17 de abr. de 2011

O Taoísmo e o Kung Fu


  • O surgimento do Taoismo ou Daoismo
                   Durante a dinastia "Chou", século X aC ou século IX aC., a China estava destruída pela guerras e os homens estavam cansados das guerras e revoluções, então muitos deles se refugiaram nos bosques e nas montanhas buscando um refugio solitário e uma vida com a natureza. Esses andarilhos professavam a filosofia do "Tao" ou "Caminho", por este motivo passaram a ser chamados taoístas. Muito embora esse conceito não pertença aos taoístas , pois acredita-se que surgiu no início da civilização chinesa e foi atribuído ao antiquíssimo filósofo Fu Hi. Este conceito mais tarde foi ampliado por meio dos ensinamentos de Lao Tsu(Lao Tsé, Lao Tzi ou Lhi Ehr segundo diferentes dialetos).

11 de abr. de 2011

Kung Fu, Escola Interna-NEI CHIA, Escola Externa - WAI CHIA

Como não poderia deixar de ser na China o kung fu se desenvolveu sob a característica das religiões e filosofias existentes. No início da era critã, as escolas budistas indianas tiveram grande influência na civilização chinesa, passando até mesmo influenciar na política deste País, foi quando muitos dos seus líderes ocuparam cargos públicos. Isto obviamente foi um fato muito perturbador  para aqueles chineses que praticavam o taoísmo, filosofia, criada por Lao Tsu, que se viram obrigados a transformar sua filosofia em religião, para poder reconquistar o prestigio perdido. Essa transformação acabou por levar os taoístas a criar "Os imortais" que eram semideuses taoístas. Isto foi uma maneira de concorrer com as divindades budistas. Desses imortais os mais famosos foram os os "Oito imortais bêbados", estilo de kung fu.



4 de abr. de 2011

Kung Fu - Escolas do Norte e Escolas do Sul

NA KUEN PAT TUI

Na China as diferentes escolas de Kung Fu recebem uma denominação de Escolas do Norte ou Escolas do Sul, essa distinção se deve as diferenças geográficas em que se deu o desenvolvimento dos estilos de kung fu. Devido a grande extensão continental da China as suas regiões do Norte e do Sul caracterizam-se pelas grande diferenças geográficas entre si, dai surgiu o termo "NA KUEN PAT TUI", que significa literalmente "Mãos no Sul e Pernas no Norte".
As pessoas que habitavam no Norte viviam nas montanhas e portanto tinham pernas fortes e se especializavam no uso de estilos que fossem favoráveis ao uso dessa predisposição natural. Os povos do Sul habitavam nos pântanos e nas várzeas, onde semeavam o arroz e nas barcas atracadas às margens dos rios.
Por força dessa situação precisavam manter o equilíbrio de forma que se tornaram excelentes cultivadores dos estilos onde predominavam o uso das mãos.

1 de abr. de 2011

Mais uma história sobre o surgimento do KungFu/Kuoshu/Wushu

A China é um dos Países mais isolados do mundo, situando-se de maneira geográficamente isolada ao Norte pelos desertos da Manchúria e da Mongólia e para além tendo a imensidão gelada da Sibéria, a nordeste pelo Himalaia que vai até o sul e sudeste e a leste pelo Oceano Pacífico, os chineses foram forçados a desenvolver sua própria cultura, do sem influências do mundo exterior. A semelhança de outros povos da antiguidade, os chineses tiveram um modo de vida relacionado com a natureza e com a vida agrícola. Foi um povo que teve que aprender através da observação da natureza a conhecer as leis e os princípios que caracterizaram seu modo de vida e sua sabedoria que sempre os caracterizou.


IMPERDIVEL!!!!