

Ainda nos dias de hoje existe um templo budista na montanha de Soong Shan, na província de Honan que foi fundado no inicio da era cristã e cujos feitos relativos ao desenvolvimento e a preservação do kung fu o tornaram lendário. Logo após as escadarias de sua entrada principal ainda existe uma placa onde se pode ler em chines arcaico os seguintes ideogramas "Shao-Lin-Chi" que podem ser traduzidos por: "Templo da Jovem Floresta" ou "Monastério do Pequeno Bosque". A tradição oral tem prevalecido na cultura do povo chinês afirma que as Artes Marciais dura(Escolas Externas) "Wai Chia" se originaram nesse Templo. As Artes Marciais que ali foram praticadas acabaram por receber o nome de "Shaolin Chuan" (A Arte dos Punhos da Jovem Floresta) tornando-se a base sobre a qual seriam estabelecidos os mais de trezentos e sessenta estilos de kung fu que ainda existem em nossos dias. A origem do templo fundamenta-se em causas exclusivamente religiosas. O templo Shaolin era um monastério onde o povo chinês se refugiava em busca de paz e tranquilidade necessárias a realização de sua busca espiritual. O cidadão comum desse periodo da história da China tinha sua vida nas mãos do imperador que era um déspota, com direito absoluto sobre seus súditos. Devido as crendices da época, quando uma pessoa dedicava sua vida a busca espiritual, deixava de ser um cidadão do mundo e o imperador perdia os direitos sobre ela.
A origem dos templos
Durante a dinastia "Wei" (398 a 534 D.C.) houve uma grande conversão do povo chinês ao Budismo recém chegado da Índia o imperador do norte "Shiao Wen" mandou construir o primeiro templo Shaolin por volta de 450 DC. Para a construção do templo foi escolhida uma localização privilegiada na face norte da montanha Soong Shan.

Ao redor da construção do templo os monges plantaram um pequeno bosque com árvores frutíferas e outras plantas escolhidas, que com o passar dos anos, acabaram por atribuir-lhe o nome de Shaolin. A medida que a ordem monástica dos Shaolin sem desenvolveu, foram criados outros templos. Depois do templo erigido em Honan, o mais famoso templo foi construído na província de Fu Kien por um monge muito famoso chamado "Ta-Shin-Seheng". Diz-se que embora tenha sido em Honan que se criou o estilo Shaolin, foi em Fu Kien que ele se desenvolveu até atingir os elevadissimos padrões técnicos que lhe deram tanta fama.
Os cinco Templos
Existiram cinco templos pertencentes à ordem monástica dos Shaolin mas devido às dificuldades dialéticas do idioma chines, existem algumas divergências sobre suas localizações. Segundo "Wang Lai Sheng" praticante de kung fu citado na obra "Asian Fighting Arts", os templos se situavam em Honan, Fu Kien, Wu Tang O-Mei-Shan e Kwantung. Segundo outros autores, os templos se situavam em Honan, Fu Kien, Ngor Mee, Wu Tang e Kwang-Tung. O maior problema dessas divisões é que nos monastérios de Wu Tang e de O-Mei-Shan os taoistas também atribuem as origens de seus estilos internos.
Estes fatos são citados mas não tem grande relevância no aprimoramento do praticante de Kung Fu.
Matéria escrita primeiramente por Marco Natali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário...