Ao que tudo indica muito antes do Kung Fu se instalar no Templo Shaolin, as técnicas marciais e o Kung Fu ja faziam parte da cultura chinesa. Tem-se atribuído ao templo de Honan o grande mérito de ser o conservador das técnicas marciais originárias da China antiga. Porém muitos historiadores que fazem estas afirmações são unanimes em concordar que no Templo de Honan se dava mais importância às praticas da Filosofia e da Meditação Ch´an introduzidas por Bodhidarma.
Enquanto que no Templo do Sul (Fukien) os monges deste templo estavam mais envolvidos nos treinamentos das Artes Marciais e nas disputas politicas que envolviam o povo chinês. Devido a falta de registros da época sobre o desenvolvimento do Kung Fu nos templos pouco pode-se afirmar de que realmente o seu desenvolvimento começou dentro do templos.
Alguns historiadores com pensamentos nacionalistas recusam-se a atribuir a Bodhidarma o ensino do Kung Fu, e afirmam que o estilo Shaolin teria surgido durante a dinastia Sung(420-479 D.C), tendo sido criado pelo imperador Chao Kan-Ying. Como Bodhidarma só chegou no templo por volta do ano de 525 D.C., tais historiadores querem nos fazer crer que o Kung Fu já fazia parte dos ensinamentos do Templo de Honan antes de sua chegada. Tais afirmativas entram em conflito com outros fatores que parecem comprovar que o estilo Shaolin tenha sido realmente introduzido por Bodhydarma.
Existem nas paredes do Templo Shaolin até hoje gravuras que foram pintadas onde aparecem monges indianos (tez mais escura) ensinando os monges chineses a lutar. Outro argumento de grande peso é a grande superioridade técnica do estilo Shaolin sobre os outros estilos existentes fora do templo, que ao transcorrer do tempo foram dizimados pelos sobreviventes de Shaolin a ponto de hoje em dia muitos poucos sistemas venham a existir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário...