Seguidores

4 de set. de 2014

O QUE É UM SIFU NAS ARTES MARCIAIS CHINESAS - PARTE 1


A maneira de tratamento adequado não dispensa regras e deve ser utilizada em
Em toda Arte Marcial existe uma palavra geralmente pertencente ao idioma do País onde essa arte se originou, que se aplica especialmente à pessoa que dirige a escola. A palavra Sifu é utilizada nas escolas de arte Marcial Chinesa. No entanto, seu significado vai muito além de professor ou instrutor. É importante que entendamos perfeitamente essa colocação, uma vez que ele elucida a natureza do relacionamento que cada um deve estabelecer com essa pessoa especial.
A palavra Sifu é, de fato, composta por dois ideogramas, "Si" que significa professor e "Fu" que significa pai, mas ambas sozinhas não descrevem completamente o papel que um Sifu exerce para com o seu aluno.
A função do Sifu pode ser mais especificamente descrita se pensarmos como uma combinação de um professor, um pai, um padrinho e um comandante militar.


O Sifu é, naturalmente, seu professor. Ele passa adiante o conhecimento que lhe foi transmitido por seu respectivo Sifu, bem como a sabedoria ou "insight" adquiridos através de sua experiência pessoal. Na verdade é como um pai que expressa todo cuidado com os seus filhos, assim ocorre com seus alunos. Ele zela por seu progresso na aprendizagem da arte, pelo seu bem-estar pessoal, por sua conduta perante si mesmo, perante os outros e pela formação de seu carater.
O seu Sifu é visto também como um padrinho no sentido de ser seu mentor. Ele irá supervisioná-lo e orientá-lo para que consiga atingiur suas metas. É como se fosse um comandante militar, pois merece o mesmo tipo de respeito e obediência
que um soldado teria para com seu comandante oficial. Mas talvez o melhor jeito de entender este titulo seja examinando o que a palavra não significa.
Seu Sifu não é seu amigo, no sentido usual da palavra. Amigos sãos seres iguais, com quem você compartilha interesses comuns, passa tempo junto, mas em se tratando de um sifu, ele não é igual a você. Existe um espaço entre uma geração que separa vocês. A distância está lá, principalmente por causa do nível de respeito que o aluno deve ter para com o Sifu. Não restritamente por isso, mas a relação é um vinculo mais estreito do que amizade, porque trata-se de um mestre que lhe transmite conhecimento e habilidade que podem salvar sua vida.
qualquer lugar, porém na Arte marcial Chinesa, há uma determinação que estabelece as diferenças entre professor e aluno.
Matéria da revista Gong Fu, do Sifu Tony Chui - NY
Aqui vale uma observação, apesar de concordar totalmente com esses conceitos a respeito do que vem a ser um Sifu, eu particularmente tenho um comportamento um tanto diferente para com os meus alunos, quanto a confraternizar com eles e tentar dar a eles a noção que o respeito deve ser mantido mesmo que essa porta seja aberta para uma convivência maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!