Seguidores

23 de jun. de 2013

QUEM PLANTA VENTANIAS COLHE TEMPESTADES

Tenho visto recentemente entre alguns amigos aqui do face uma discussão calorosa sobre a eficiência de um determinado estilo, o que mais me deixa intrigado é que a discussão não é sobre a comparação entre dois estilos diferentes mas sim entre a ramificação de um mesmo estilo.
Na realidade tenho visto ultimamente um determinado amigo realmente enaltecendo a superioridade de seu estilo sobre os outros estilos de kung fu, agora o mais engraçado é que o estilo dele que ele chama de Sistema WYNG TJUN e que diz que não é KUNG FU, MMA, BOXE CHINÊS, WING CHUN ou qualquer outro Sistema de Luta criado, tem técnicas muito parecidas com as técnicas praticadas em alguns sistemas de kung fu como WING CHUN, SHUAI JIAO, GARRA DE ÁGUIA,  etc., até o Tchi Kung que está presente em todas as linhas linhagens do Kung Fu Tradicional ele diz ser uma particularidade do Sistema dele.
Bem quem tem boca diz o que quer, e quem tem ouvidos ouve o que quer, o certo é que, por mais que tenhamos a 10ª maravilha do mundo em termos de Artes Marciais o que no mínimo devemos ter é respeito pelos outros, vivemos em uma democracia e cabe a cada pessoa escolher o que fazer, como fazer e com quem fazer, não importa se sua camisa é melhor do que a minha ou se a minha é melhor que a sua o importante é que cada um esteja satisfeito com a camisa que veste.
Tenho visto também que uma das táticas que esse meu amigo tem empregado é a de querer implantar o seu estilo em cima de instrutores de outros estilos ai vem de novo o lado ético das artes marciais, costumo dizer que "Fazer um roçado sobre a plantação dos outros, e ainda por cima diminuir a existente sem ter conhecimento de como funciona o outro estilo, quer dizer sem ter conhecimento de causa é no mínimo imoral".
Tenho visto também muitos professores de kung fu desdenhando de lutas agarradas ou do MMA., no entanto não tenho visto quase nenhum atleta do kung fu se destacando nesta modalidade de luta que é o MMA. Vamos dar a Cezar o que é de Cezar, por que será que os artistas marciais do kung fu não se destacam entre os atletas desta modalidade? Agora outra pergunta, será que tem algum artista marcial do Wyng Tjun (WT) lutando profissionalmente? Se vocês o conhecerem por favor me mostrem, pois quero conhece-lo. A grande verdade é pelo pouco que tenho visto deste Sistema o Wyng Tjun, a conclusão que cheguei a respeito do mesmo é:
1º) O Grão Mestre do Sistema, depois de ter treinado Wing Chun, sabiamente escolheu algumas técnicas e aperfeiçoou, tornando-as bastante eficientes;
2º) O WT não é um estilo é um Sistema ou seja, tem pouca filosofia, tem pouca espiritualidade;
3º) É um sistema de defesa pessoal ou seja foi criado especificamente para isso, logo não tem nem como comparar com um estilo de kung fu seja ele qual for;
A grande verdade é no Brasil e no mundo o kung fu ainda é muito desconhecido então toda novidade parece ser única mas com o tempo tudo se esclarece.
Aqui prefiro deixar uma reflexão do Grande Mestre Bruce Lee "Este reconhecido no Mundo Todo" - Espero que os artistas marciais estejam mais interessados na raiz das artes marciais do que nos diferentes ramos, flores ou folhas. É inútil discutir a respeito de qual folha, qual tipo de galho ou qual tipo flor você gosta. QUANDO ENTENDER A RAIZ, ENTENDERÁ TODO O SEU FLORESCER. " O TAO DO JEET KUNE DO".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!