Apesar de todas as
tentativas dos inimigos de Yue Fei tentarem tirar do mapa o nome de Yue Fei e
os seus feitos o seu neto Yue Ko por volta de 1300 escreve duas biografias e
ainda o historiador americano Edward H. Kaplan da Universidade Iowa, afirma que
alguns historiadores chineses no século XII e XIII corrigiram algumas fraudes
contidas nas História de Song (Song Shi) nas passagens que falam de Yue Fei.
Segundo a biografia de Yue Ko, o nascimento de Yue Fei foi
acompanhado de varias sinais que indicavam que ele seria uma pessoa especial,
um flamingo durante seu parto sobrevoou em círculos a casa da família, este foi
o motivo de seu pai escolher o nome Yue Fei(voar) para o seu filho. Também dizia-se que Yue Fei
representava o Cavaleiro Ideal de Confúcio(junzi) ao estudar não só os clássicos
e praticar as artes da guerra, mas também por se destacar por sua integridade,
disciplina, inteligência e lealdade.
Yue Ko ainda menciona que quando jovem Yue Fei estudou tiro
de arco e flecha com Zhou Tong e segundo Stanley E. Henning, também estudou
lança com Cheng Guang. Uma das novelas mais conhecidas que relata de maneira
fantástica a vida de Yue Fei denominada de História de Yue Fei(Shuo Yue Quan
Zhuan), escrita por Qian Cai, afirma que Zhou Tong era mestre nas 17 armas de
guerra:lança, espada reta, sabre, bastão, alabarda, machadinha, machado de
guerra, espada com gancho, forcado gigante, forquilha, maça de guerra, martelo
de guerra esférico, martelo de guerra de oito pontas, chicote metálico, dardo,
escudo e corrente.
Dizia-se que Yue Fei, era excepcional com o uso do Arco e
Flecha, tendo inclusive eleminado vários
oficiais inimigos graças a sua experiência com o uso destas armas, também era atribuída
a Yue Fei uma força extraordinária, diziam que ele era capaz de esticar um arco
com tensão equivalente a 300 jin (180 quilos), algo que acredita-se que fosse
exagerado, a verdade é que Yue Fei manuseava o arco com as duas mãos ou seja a
sua habilidade era realmente admirável, tendo ensinado o uso dessas armas aos
seus soldados.
Contudo nem nos registros do neto de Yue Fei e nem nos
registros de outros historiadores oficiais citam que Yue Fei tivesse criado
algum sistema de combate, em particular algum sistema de combate sem armas
igual ou semelhante aos que são atribuídos a ele nos dias de hoje.
Stanley E. Henning revela que na província de Hubei(no centro
oeste da China), testemunha das campanhas de guerra mais ferozes de Yue Fei
contra os Jurchen, existe um dos melhores sistema de estruturação de estilos de
kung fu, cuja origem de muitos deles dizem proceder de Yue Fei.
Yue Fei era admirado por todos, por seus soldados, pela
população como prova disso é construção de várias capelas em sua homenagem. Douglas
Wile, na obra Teoria do Boxe Supremo (Taijiquan Shi), descoberta pelo pioneiro no
estudo das artes marciais chinesas Tang Hao
(1897-1959), a criação do taiji quan (boxe último supremo, mais conhecido como tai chi chuan) é atribuída a Wang Zongyue. O nome Wang Zongyue traduz-se como “Respeitado Yue” o que – junto com o fato de que a biografia de Wang Zongyue que aparece nessa obra foi tirada de um manual de uso da lança, que é outra habilidade que tornou Yue Fei famoso.
(1897-1959), a criação do taiji quan (boxe último supremo, mais conhecido como tai chi chuan) é atribuída a Wang Zongyue. O nome Wang Zongyue traduz-se como “Respeitado Yue” o que – junto com o fato de que a biografia de Wang Zongyue que aparece nessa obra foi tirada de um manual de uso da lança, que é outra habilidade que tornou Yue Fei famoso.
Conclui-se que que o suposto criador do taiji quan, tal e
qual aparece no livro descoberto por Tang, é simbolicamente Yue Fei, o inimigo
dos antecessores dos manchus.
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