Seguidores

29 de dez. de 2012

Wushu Moderno Exame de Graduação, veja como é:

Aconteceu ontem dia 28/12/2012 na sede da AKWAG o exame de graduação de Wushu Moderno dos atletas infantis, Maria Fernanda(11 anos), Felipe Martins(12 anos), Lucas Bernardo(12 anos) e Gabriel Martins(13 anos). Para que você possa entender, hoje a AKWAG adota a seguinte metodologia de formação de seus alunos, quando os pais das crianças nos procuram para matricular seus filhos visando que treinem kung fu/Wushu, orientamos que os matriculem em Wushu Moderno também chamado de Wushu de Competição ou Wushu Olímpico, muito embora o Kung Fu ainda não seja uma modalidade Olímpica acreditamos que no devido tempo ele o será, logo os garotos e garotas tem uma modalidade especifica que os ajudará no desenvolvimento inicial de sua prática a exemplo do que aconteceu e acontece na China com grandes artistas marciais, caso do Jet Li, famoso ator de cinema.
Isto já vem sendo implementado na escola há bastante tempo e tem dado resultados muito satisfatórios, como exemplo disso temos atletas que começaram a pratica dessa maneira e conseguiram ser campeões brasileiros várias vezes consecutivas na categoria infantil tanto masculino quanto feminino. Em Manaus somos a única escola especializada no ensino do Wushu Moderno, as outras escolas, normalmente começam o ensino das crianças, com o ensino do kung fu tradicional. Não vamos aqui discorrer quais as vantagens ou desvantagens de usar um outro sistema. Mas vamos explicar como funciona a nossa metodologia e porque resolvemos seguir os ensinamentos dessa maneira. 
O Wushu Moderno na AKWAG está dividido em 06(seis) fases, que são: Wushu Moderno Taolu Básico, Wushu Moderno Taolu Intermediário e Wushu Moderno Taolu Avançado, Nandús(Movimentos com graus de dificuldade), Dulians(Luta Combinada) e Sanda(Luta Desprotiva),  mesma metodologia que está sendo implantada pela CBKW - Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu, vale salientar que fomos os pioneiros no País na implementação dessa metodologia e cada etapa se subdivide em vários sub-níveis com suas metodologias e níveis de graduação especifica.

No Wushu Moderno Taolu(Básico), o atleta passa pelos seguintes níveis de formação: 
No primeiro nível ele aprende todos os Fundamentos(pequenas rotinas), Básicos(rotinas maiores) e a rotina de Competição que é denominada de ChangQuan(Punhos longo) Compulsório Básico de 32 Movimentos e a partir dai começa a sua caminhada em busca de formação, veja o quadro abaixo.
1 - Wushu Moderno Básico:
1º) ChangQuan(Punhos Longos) 32 Movimentos,(Faixa Branca); 
2º) Gun Shu(Bastão do Norte) 32 Movimentos,(Faixa Amarela);
3º) Dao Shu(Facão do Norte) 32 Movimentos,(Faixa Verde);
4º) Qiang Shu(Lança do Norte) 32 Movimentos,(Faixa Azul);
5º) Jian Shu(Espada do Norte) 32 Movimentos,(Faixa Laranja);
6º) NangQuan(Punhos do Sul) 32 Movimentos,(Faixa Roxa);
7º) Nan Gun( Bastão longo do Sul) 32 Movimentos,(Faixa Marrom);
8º) Nan Dao(Facão do Sul) 32 Movimentos(Faixa Preta);
9º) Tai Chi Chuan(Tai Chi de Mãos)(Faixa Preta 1º Duen);
10º) Tai Chi Jian(Tai Chi de Espada)(Faixa Preta 2º Duen).
Para que o atleta possa completar esse ciclo leva em média de 4 a 6 anos de treinamento, treinando 3 vezes na Associação com aulas de duração de 1 hora e meia. Este curriculum também se estende aos outros níveis Intermediário e Avançado.
No Sanda, também seguindo o Sistema de Graduação implantado pela CBKW, estamos graduando nossos atletas de luta, em Janeiro faremos exame de graduação com todos os atletas que treinam esta modalidade, hoje para que o atleta possa participar das competições oficiais da CBKW, é exigido duas coisas, primeiro que o seu Instrutor pertença uma Associação filiada a uma federação filiada da CBKW e que o atleta tenha a sua graduação reconhecida pela Federação filiada.
Como você pode ver, a caminhada é longa e difícil mas o que visamos é fazer com que os nossos atletas tenham no Wushu Moderno uma boa formação para que mais tarde possam ser bons profissionais no desempenho de suas funções como professores de Kung Fu/Wushu.
O resultado disso é que todos os atletas que passaram e passam por essa formação quando chegam no Kung Fu Tradicional encaram o sistema de maneira mais tranquila e saudável, como exemplo disso temos as duas atletas de maior destaque no Amazonas, Renata Cabral(16 anos) que é hexa-campeã brasileira e Valeska Silveira( 32 anos), campeã Brasileira e que inclusive foi representar o Brasil recentemente em competição Oficial na China, tendo obtido o 4º lugar na competição e competindo em Kung Fu Tradicional Garra de Águia.
Ficamos por aqui na esperança de que em 2013, possamos fazer melhor, e trazer bastante títulos para o Amazonas com os nossos novos atletas que começam a dar a suas primeiras caminhadas em busca de Títulos para o nosso Estado.

Shifu Ari Galvão - Diretor Técnico Geral da AKWAG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!