Seguidores

29 de mar. de 2012

Os Moodjong de Bruce Lee

Os bonecos especiais utilizados para treinamento do kung fu tornaram-se mais conhecidos no Ocidente graças a Bruce Lee que utilizava diversos deles para seu treinamento pessoal. Em determinada época de sua vida Bruce teve um grande amigo chamado James Lee. James era um  grande estudioso das Artes Marciais e quando conheceu Bruce ficou muito admirado pela eficiência técnica do estilo Wing Chun tornando-se seu aluno. seguindo as instruções de Bruce, James, que era soldador, criou uma série de Moodjong de metal usando peças de sucata e muita criatividade.

Os equipamentos que embora feitos de metal eram recobertos com almofadões especiais e possuiam molas e amortecedores qeu lhes davam uma certa flexibilidade. Esses moodjongs foram usados milhares de vezes por Bruce Lee para o treinamento de técnicas executadas com os pés e com as mãos. As molas de carro soldadas na parte posterior dos aparelhos simulavam um efeito semelhante aos que se produzem numa situação de luta real. Quando as almofadas eram retiradas, haviam dispositivos especiais que eram atarrachados permitindo o acréscimo de braços e pernas sobressalentes, à semelhança de moodjongs tradicionais. Com o falecimento de James esses equipamentos foram herdados por Dan Inosanto que ainda os conserva no sakão principal de sua academia nos Estados Unidos.

6 de mar. de 2012

+1, do Bruce Lee


As Ferramentas da Liberdade

“Para compreender as técnicas físicas, você deve aprender que elas contêm uma porção de movimentos coordenados. Isso pode parecer bastante desajeitado para você, porque uma boa técnica inclui mudanças rápidas, grande variedade e velocidade. Colocar a essência, o coração das artes marciais em seu próprio coração e tê-la como parte de si mesmo, significa uma compreensão total e o uso de um estilo livre. Quando obtiver isso, saberá que não existem limitações para você.
Antes que estudasse a arte, um  soco para mim era apenas um soco, um chute era apenas um chute. Após estudar a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais u m chute. Agora eu entendo a arte, um  soco é apenas um soco, um  chute é apenas um chute.
Socos e chutes são ferramentas para matar o ego. As ferramentas representam a força da direção intuitiva ou instintiva que, ao contrário do intelecto ou do ego complicado, não se divide, bloqueando a própria liberdade. As ferramentas movem-se para diante sem olhar para trás ou para os lados.”

Bruce Lee

1 de mar. de 2012

A Força do Garra de Águia

A palavra chinesa "kung fu" tem sido popularmente traduzida como significando força(poder). Mas esta palavra tem um sentido muito mais profundo. Não é meramente força, mas força e conhecimento de seu uso.

Por exemplo: Uma pessoa pode ter braços fortes, mas não saber como concentrar sua força ao fim de um soco. Ou, uma pessoa pode ter um forte aperto de mão e não saber como usar como usa-la apropriadamente como garra. Nos dois casos. Pode-se dizer que a pessoa tem força, mas não tem "kung".

"kung" é um aspecto importante de qualquer arte marcial. Tendo energia mas não "kung fu", ou conhecendo formas mas não tendo "kung", não há sucesso no kung fu.

IMPERDIVEL!!!!