Seguidores

21 de dez. de 2011

Zhan Zhuang mais uma forma de Chi kung


Zhan Zhuang ou Chang Chuang (站椿) - pinyin: zhàn zhuāng - é um termo chinês que se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. Pode também ser classificada como uma técnica de Chi Kung estática.

Prática de Zhan Zhuang no Dia Mundial do Tai Chi & Qigong em Israel.
O termo pode ser traduzido literalmente por "em pé" como uma "Estaca". Assim, esta prática tornou-se mais conhecida no ocidente como "Postura da Árvore", "Abraçar a Árvore" ou "Chi Kung da Árvore".
Este método de treinamento é comum a diversas artes marciais chinesas, é especialmente enfatizado entre os estilos internos (neijia). Existem diversas posturas distintas para realizar este treinamento.
Em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior e o equilíbrio.

15 de dez. de 2011

Baduanjin um dos sistemas de Chi kung


Baduanjin (八段锦) (ou "pa tuan chin") pode ser traduzido literalmente do chinês como "Oito peças de brocado", o nome designa sequências de oito exercícios de Qigong utilizadas pela medicina tradicional chinesa como forma de manter ou recuperar a saúdee como um treino básico por diversos estilos de artes marciais chinesas.[1] Há uma sequência de movimentos para ser praticada de pé e outra para ser praticada sentado.[2]
A referência às "Oito peças de brocado" por vezes é explicada como uma associação entre a beleza e perfeição dos tecidos de seda e tapeçarias com a riqueza e satisfação originadas na boa saúde. É uma das formas de Chi Kung mais utilizadas como exercício.[3]

9 de dez. de 2011

As diferentes escolas de Chin Kung ou Qigong


Existem milhares de variações destas práticas, Chi Kung é um termo com um sentido tão amplo quanto o da palavra ginástica no ocidente, podendo ser aplicado a práticas com características muito diversas.
Um dos critérios para sua classificação os dividem em duas linhas, os estáticos e os dinâmicos. Têm em comum a busca da união do corpo e da mente num equilíbrio harmonioso.
Algumas formas de Chi Kung são utilizadas não apenas como uma forma terapêutica de melhorar a saúde do praticante, mas também como um instrumento para tratar da saúde de outras pessoas. A forma mais comum se utiliza da imposição das mãos e da intenção do terapeuta de canalizar ou transmitir um pouco de sua própria energia ao paciente.
Sua prática é também associada a diversas artes marciais chinesas, como o Tai Chi Chuan. Neste contexto, além de ser uma forma de aprimorar a saúde do praticante o Chi Kung também pode ser empregado como método de defesa ou de ataque.

3 de dez. de 2011

Chi Kung

Chi Kung ou Qigong(Exercícios Respiratórios)
Chi kung (Chinês Simplificado: 气功; Chinês Tradicional: 氣功; pinyin: Qìgōng; Wade-Giles: ch'i4 kung1; Thai: ชี่กง) é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.
veja no video algumas demonstrações do uso do Chi kung:





Ch'i Kung ou qi gong (pronunciar chee gung) é afirmada como a "ciência e prática" do chi. Chi Kung significa literalmente cultura da energia. A saude fisica e mental são melhoradas aprendendo-se a manipular o chi através de um controle da respiração e de movimentos físicos pelos praticantes.

Os mestres de Chi kung acreditam ser possível curar à distancia por manipulação do chi. É mesmo afirmado que podemos fortalecer o sistema imunitário controlando o nosso chi.

A maioria de nós, ocidentais, estamos vagamente familiarizados com o Kung Fu e o Tai Chi, ambos relacionados com o chi kung. O primeiro é uma arte marcial considerada como externa e o segundo como uma arte marcial interna. O primeiro é mais conhecido pelas demonstrações de como partir tijolos com as mãos nuas. O segundo pelas graciosas poses dos seus praticantes. Estas demonstrações, e histórias de ainda mais poderosas demonstrações, são apresentadas como provas dos poderes paranormais ou sobrenaturais que obteem aqueles que dominam o chi.

IMPERDIVEL!!!!