Os motivos são muitos, primeiro o KUNG FU é uma Arte Marcial e o MMA é uma luta desportiva, isto basicamente diz tudo.
Vamos as diferenças:
Vamos as diferenças:
1 - Princípios filosóficos:
O Praticante de Kung Fu aprende desde o início que o seu maior inimigo é ele mesmo e que ele está ali aprendendo a controlar os seus impulsos, aprendendo a ter domínio físico mental e espiritual, sim espiritual tem alguns seguimentos do kung fu que são religiões.
O praticante de MMA mesmo que tenha vindo de uma luta onde os princípios filosóficos são fortes, quando ele converte para esta modalidade é obrigado a deixar de lado tudo que aprendeu e se concentrar em alguém que terá de vencer a qualquer custo dentro das regras da modalidade. Isto tudo atrelado a um forte apelo que é o financeiro.
Um praticante de kung fu para se formar como professor leva em média de 7(sete) a 10(dez) anos, onde terá que aprender todas as técnicas de mãos e pernas do estilo que pratica incluindo rotinas(Taolus) ou Katis(maneira errada de falar) e mais no minimo saber manusear quatro armas tradicionais do kung fu(Bastão, Facão, Espada e Lança).
Um praticante de MMA na verdade não precisa nem ter formação em alguma modalidade de luta na realidade o que ele precisa, é praticar bastante luta, por isso a maioria dos lutadores de MMA, vem de diversas modalidades, tal como JUDÔ, KARATÊ, JIU JITSU, MUAY THAI E BOXE, ou seja no final fazem o MIXED MARTIAL ARTS(MMA), que de marcial tem pouca coisa na realidade este é um sistema de luta desportiva.
3 - Técnicas aprendidas nos dois sistemas:
1 - A luta marcial é uma luta sem regras, onde vale tudo que vale no mma e mais golpes considerados traumáticos:
Numa luta marcial, vale..
Numa luta marcial, vale..
Golpes com as mãos: socos, cuteladas, estocadas, cotoveladas, arranhadas, mordidas, arrancadas de cabelos, introdução de dedos em orifícios, nos olhos, na garganta, na genitália, chaves e imobilizações fazem parte da luta marcial,
Golpes com as pernas: Chutes de todos os tipos e voadoras, chutes nos joelhos, chutes nas pernas no tronco, na cabeça, pela frente e por tras do adversário.
Golpes no solo: Chaves e imobilizações no chão, bem como joelhadas e cotoveladas.
2 - O MMA (MIXED MARTIAL ARTS) segue as regras de competicao..
4 - Metodologia de Treino:
Enquanto no primeiro o atleta de kung fu tem que treinar tudo o que foi descrito acima o atleta de MMA faz treinamentos específicos para as competições.
A questão aqui não é a modalidade que é melhor, na realidade é o que você está buscando, temos observado que vários atletas de kung fu estão interessados em participar das lutas de MMA, para isso o kung fu está desenvolvendo já há algum tempo o sistema de luta desportiva que e o SANDA ou antigo SANSHOU, como ele irá se desenvolver dentro do MMA, ainda é uma incognita, porém uma coisa é certa, vai dar o que falar, basta acompanhar as lutas do próximo adversário Wanderlei Silva no UFC, luta marcada para novembro, vamos esperar e ver como será esta experiência, para nós que somos do kung fu é mirar em novos horizontes, ganhando ou perdendo, estamos ganhando, ESTAMOS CHEGANDO lá.
Vejo este desejo por competição como uma perda de tempo. Como foi dito no artigo, são objetivos diferentes; arperfeiçoamento mental e físico ou desportivo
ResponderExcluir