Seguidores

3 de nov. de 2010

General Kwan (Kwan Kung)


GENERAL 

KWAN

Guan Yu, mais conhecido como Kwan Kung, foi um dos maiores guerreiros da China antiga, ele era muito forte e temido por seus inimigos, um dos guerreiros mais leais e irmão jurado de Liu Bei e de Zhang Fei, teve também um filho adotivo, Kwan Ping. Kwan Yu foi o inventor de uma das armas mais famosas, que se encontra dentro do Wushu chinês, o Kwan Tao(ou GuanDao), que pesava 50 kgs. Foi morto em batalha contra o reino de Wu. Suas habilidades foram usadas contra o temível Lu Bu, mas os 3 irmãos não tiveram chance..

Em 220 d.C. o general Kwan tomou conta de uma guarnição em Jingzhou. Naquele inverno, outro senhor da guerra chamado Sun Quan capturou Jingzhou e Kwan foi forçado a se retirar para Maicheng. Sun pegou Kwan em uma emboscada, juntamente com seu filho Kwan Ping. No décimo segundo mês de 220, Kwan foi decaptado junto com seu filho. Sun tentou levar o corcel poderoso de Kwan (chamado lebre vermelha), mas o cavalo recusou-se a comer e morreu alguns dias depois do seu mestre. Muitos dos seus leais seguidores morreram ao ouvir notícia de sua morte. O leal portador de sua arma, o “escuro” Zhao Cang, cortou a própria garganta em aflição quando ele testemunhou a cabeça cortada de Kwan.

Para provocar a ira de Liu Bei, Sun entregou a cabeça de Kwan a Cao Cao. Quando Cao recebeu a caixa que continha a cabeça de Kwan, ele a abriu e disse: “general, eu confiei em você desde que nós nos separamos”. Imediatamente os olhos de Kwan se abriram e o seu cabelo e barba atiraram espinhos. Cao Cao desmaiou e depois de ficar inconsciente um longo período, esculpiu um corpo de sândalo e deu para kwan um enterro honrado no Templo de Guanlin, perto de Luoyang e do Templo de Shaolin. Este templo ainda é ativo atualmente e ostenta a posse do Kwan Dao original como parte de seus tesouros.

Depois de sua execução, o budista Abade Pujing, do templo de Zhenguo, encontrou o fantasma do general Kwan na colina da primavera de Jade, acompanhado por Kwan Ping e Zhao Cang. Kwan estava montado em lebre vermelha, levando o seu Kwan Dao, à procura de sua cabeça debaixo do luar pálido. Pujing explicou a lei do “karma” ao fantasma. Depois de decaptar tantos com seu Kwan Dao, o general teve que aceitar seu destino. Em seguida, conta a lenda, o espírito de Kwan permaneceu na colina de Jade, província de Hubei.

Para o povo chinês o general Kwan é o deus das artes marciais, da riqueza e da literatura. Ele é uma das mais dominantes divindades da China e doTibet, é honrado em altares dentro de casas, comércios e escolas ao redor do mundo. Aqui no ocidente, o seu impacto no kung fu é exemplificado pela prática do Kwan Dao.

Assim como praticantes do nunchaku desejam o espírito do pequeno dragão(Bruce Lee), praticantes do Kwan Dao buscam os melhores atributos do general Kwan. Por estas razões o Kwan Dao terá sempre seu espaço entre o vasto arsenal de armas do kung fu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!