Seguidores

26 de mai. de 2010

Artes marciais diminuem risco de fraturas


EQUILÍBRIO

Artes marciais diminuem risco de fraturas



Técnicas das artes marciais (judô ou kung fu) podem ser eficazes na redução do impacto das quedas em pessoas com osteoporose e diminuir o risco de fraturas ósseas.

Só na cidade de São Paulo, 2.261 idosos foram internados de janeiro a novembro de 2008 por fratura de fêmur -a queda acidental foi responsável por 93% dos casos.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose. O problema é mais comum em idosos, especialmente mulheres, e torna os ossos mais finos e fracos.

Os praticantes de judô, por exemplo, aprendem a cair em um movimento de rolamento, distribuindo o impacto sobre uma área maior do corpo.

Uma pesquisa feita na Holanda e publicada na revista "BMC Research Notes" sugere que, se as pessoas com osteoporose aprendessem técnicas similares, poderiam ter menos risco de quebrar um osso.

Eles mediram os efeitos de uma queda em voluntários jovens e saudáveis e compararam os resultados com informações sobre o impacto no fêmur que uma pessoa idosa com osteoporose suportaria.

A conclusão é que o treino é seguro e ajuda os idosos a cair sem se machucar. Mas é preciso usar equipamentos de segurança (como protetores de quadril), para evitar lesões durante o exercício.

Equilíbrio

O psiquiatra e acupunturista Carlos Moriyama começou a praticar kung fu aos 60 anos por causa de uma hérnia cervical. Ele está tão convencido dos benefícios que indica o esporte aos seus pacientes.

"Tenho um paciente de 78 anos que tem osteoporose e faz kung fu. Melhora a atenção, reação, postura e ainda proporciona alongamento. Também reduz o risco de quedas", diz.

Marcelo Saad, fisiatra e acupunturista do hospital Albert Einstein, diz que qualquer exercício que busque o domínio do equilíbrio pode ajudar a prevenir quedas.

"Isso faz a pessoa ficar mais atenta e desenvolver reflexos para coordenar melhor os movimentos e reduzir impactos."

O médico pondera que idosos com a osteoporose já avançada podem se machucar. "Nesses casos, é melhor trabalhar técnicas de equilíbrio já consagradas [como o Tai Chi Chuan] para prevenir a queda em vez de ensiná-los a cair com menos impacto", sugere.

O professor Walter Roberto Correia, membro do Grupo de Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas da USP e mestre de kung fu, diz que é preciso ter cautela ao indicar artes marciais para quem tem osteoporose.

"É claro que uma pessoa que faz kung fu ou judô tem um controle corporal melhor. Mas, se o programa for mal prescrito, a atividade pode se tornar um risco", afirma.

Correia acrescenta que as técnicas devem ser adaptadas. "A linha entre o benefício e o risco de lesões é muito tênue. O instrutor precisa dominar a técnica e também saber fazer as adaptações necessárias", diz.
 

18 de mai. de 2010

"Mestre Lap Wah Ng

 – Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente-
Mestre Wah é natural da China cidade de Canton, com um ano de idade sua mãe e seus irmãos se mudam para Hong Kong. No ano de 1975 aos 17 anos começou a praticar Kung Fu estilo Ving Tsu com Mestre Leung Ting, também treinou Kung Fu estilo Dragão. Em 1976 sai de Hong Kong e chega no Brasil. Durante o período de 1977 a 1983 treinou o estilo garra de águia com o mestre Li Wing Kay, ainda em 1982 Mestre Wah se mudou para Porto Alegre RS, para abrir uma academia para divulgar o Kung Fu estilo Garra de Águia, e começa seus treinamentos de Tai Chi Chuan tradicional com a Mestra Choy Tai Tai em Porto Alegre, e Kung Fu estilo Hung Gar da família Lao de Hong Kong com Stanley Tong que hoje e um grande diretor de cinema, neste mesmo período também treinou Tai Chi e Louva-a-deus com Mestre Li Hon Shoi um amigo de Hong Kong.

16 de mai. de 2010

Eleição da Nova Diretoria da FKWAM

Aconteceu ontem 15/05/2010, na sede da FKWAM - Federação de Kung Fu Wushu do Amazonas,  sito a  Rua Joaquim Sarmento, 344, Centro , Manaus – Amazonas, a Assembléia Geral para escolha da nova diretoria que ficará a frente desta entidade que é a maior representante do Kung Fu Wushu em todo o estado, a FKWAM é a entidade estadual filiada a CBKW – Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, COB – Comitê Olímpico Brasileiro, COI – Comitê Olímpico Internacional, IWuF – International Wushu Federation e PAWF - Pan American Wushu Federation, a nova diretoria é composta com professores, instrutores e atletas das Associações Bruce Lee de Kung Fu Wushu e Associação de Kung Fu Wushu Shaolin do Norte, ficando assim a composição que dirigirá o Kung Fu Wushu amazonense no período 2010 à 2014.

Nova Diretoria:
Presidente:
Professor Ari(stercle) Galvão
Vice – Presidente:
Professora Valeska Silveira
Secretário Geral:
Instrutor Daniel Eiji R. Maeda
Tesoureiro:
Instrutor:Filipe Magno A. de Oliveira

Conselho Fiscal:
Dra. Rejane Guimarães Cabral Abrantes, insc. Na OAB Nro. 3488;
Dr. Leland Barroso de Souza, insc. Na OAB Nro. 1714.

Departamentos:
Departamento de Kung Fu Wushu Tradicional;
Professor:Antonio Rubens
Departamento de Kung Fu Wushu Moderno:
Professora:Ingrid Santos
Departamento de Estilos Internos:
Professor: José Vasconcelos da Silva

A eleição aconteceu em um ambiente de cordialidade, foi apresentado uma única chapa que foi aprovada por unanimidade.

15 de mai. de 2010

Ass. Bruce Lee no Espaço Vida Saudável da Herbalife

Kung Fu no Espaço Vida Saudável em Manaus


Nesta sexta, dia 14 de maio, o Sifu Ari Galvão e suas alunas Ingrid Santos e, eu, Valeska Silveira fomos ao “Espaço Vida Saudável”- Herbalife, do Sr. Manoel e sua esposa Rosângela. O Sifu Ari falou sobre os benefícios da atividade física e, em especial, dos benefícios que as diversas modalidades do Kung fu, quais sejam, o wushu tradicional, o moderno e o tai chi chuan proporcionam a quem os pratica.
Além da orientação teórica, os clientes do “Espaço Vida Saudável” puderam experimentar uma pequena série de exercícios para alívio das tensões do dia-a-dia e alguns alongamentos. Na foto Sifu Ari explicando as técnicas com auxilio da atleta Ingrid Santos.

9 de mai. de 2010

Esta é a Grã Mestra LiLy Lau

Grandmaster Lily Lau


Grandmaster Lily Lau é a filha mais velha da 7 ª Geração Eagle Claw Late Mestre Lau Fat Mang. Em março de 17,1964, Mestre Lau, faleceu com a idade de 62 anos. Lily, com a idade de dezenove anos, subiu para a posição do seu pai e se tornou a oitava geração Eagle Claw Kung Fu Mestre. Não por opção, no entanto, mas devido às circunstâncias e expectativas culturais. Desde Kung Fu tem sido considerada como parte integrante da cultura chinesa, Mestre Lau, determinada a continuar o sonho de seu pai, através de trabalho árduo e persistência, ela continuou a ensinar ao longo dos anos, espalhando Eagle Claw Kung Fu. Ela é a única ea primeira mulher a assumir um sistema de Kung Fu e ensinar abertamente como um mestre de Kung Fu.
Grandmaster Lily Lau quer continuar a espalhar a verdadeira técnicas de Garra de Águia em todo o mundo.Ela tem escolas em todo o mundo: Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Grécia, Porto Rico e China. Mestre Lau viaja freqüentemente para essas escolas, onde ela apresenta seminários e workshops por ano. Mestre Lau é diligente em seu trabalho e está focada em seu objetivo final; para espalhar tanto Kung Fu no mundo como ela pode. Ela gostaria de ver um dia todas as Artes Marciais Unidos.

6 de mai. de 2010

LILYLAU EAGLE CLAW- SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO

GRANDE ENCONTRO DE ARTES MARCIAIS CHINESAS NO RIO

Entre os dias 1 e 5 de maio aconteceu no Rio de Janeiro, Seminário de Artes Marciais Chinesas, promovido pela LILYLAU EAGLE CLAW KUNG FU FEDERATION, onde alguns mestres do Brasil foram convidados a representar os seus estados neste evento de parceria entre o Brasil e a China.
Entre os estados representados estavam, do Amazonas(Sifú Ari Galvão), Goiás(Sifú João Soares), Rio Grande do Sul(Sifú Sergio Queiroz), São Paulo(Sifu Francisco Nobre, Sifu Arché Neri, Sifu Eizeu), Rio de Janeiro( Sifús Alexandre Neto e Sifú Ivo) todos do estilo Shaolin Garra de Águia do Brasil e o Mestre Wah pertencente a UNITED WORLD KUNG FU CLUB, que representa vários estilos de kung fu, como o Choy Li Fut, Shuai Na Dao, Louva Deus unificado, Chi Gong e Tai Ci Chuan e Wing Chun, este seminário foi promovido pela ASSOCIAÇÃO KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LILY LAU do Brasil, que sistematicamente vem promovendo seminários com a Grã Mestra Lily Lau, descende direta do Grão Mestre Lau Fat Man, responsável pela divulgação deste estilo tradicional que tem mais de 1000 anos de existência e também responsável pela fundação da Associação ChinWu chinesa que deverá completar em agosto 100 anos de existência, os Sifús convidados tiveram a oportunidade de aprender com a Grã Mestra Lily Lau, as rotinas Muey Fa Sim(Leque) e Tai Jô Kune(Punhos do Imperador) além de reciclar outras técnicas concernentes ao estilo.
O Sifú Ari Galvão foi convidado a se tornar membro da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE KUNG FU GARRA DE ÁGUIA DA GRÃ MESTRA LILY LAU,   que partir deste momento abre as portas para que os atletas e artistas marciais amazonenses possam participar de eventos internacionais onde esta federação atua em países como(Estados Unidos, China, França, Inglaterra, Grécia e etc..)   

IMPERDIVEL!!!!