Seguidores

29 de jan. de 2010

Wing Chun - Conheça mais dessa Arte marcial de extrema simplicidade e de grande eficiencia em defesa pessoal, tenho visto pessoas que treinam 10, 15, 20 anos uma arte marcial as que numa situação de confronto não sabem o que fazer o wing chun, resolve isso rapido e de maneira efeciente!!

Wing Chun
O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, segundo lenda a arte teve como base a observação de uma luta entre uma "Garça" e uma  "Serpente". Sua postura(base) principal é chamada de "base do carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.




Descrição
Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monja shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
Mais antigo que o KARATÊ e o TAE KWON DO(só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro SHAOLIN (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela observação da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. Tornou-se sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Opera Chinesa).
A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.

Um comentário:

  1. Deveria ter um trabalho social diuvulgando a arte marcial chinesa em si ,com aulas de graça como é feito em outros estados brasileiros, e EU não vejo isso AQUI MANAUS , EU vejo só jiujitsu e
    nada mais .
    O que vcs poderiam fazer no minimo é organizar torneios de combates ,com lutas casadas ,convidando atletas de outras modalides marciais ,pra trocarem experiencias .

    ResponderExcluir

Faça seu comentário...

IMPERDIVEL!!!!