
Você sabia que o Bruce treinou Garra de Águia, e que no filme Operação Dragão ele mostrou uma das
técnicas da rotina Jeet Kune, rotina do Estilo Garra de Águia. Pois é ele gostava também de rotinas só achava que não devia dar muita importância a elas na questão de preparação para lutas, mas isto é compreensível já que o estilo que ele treinou foi o Wing Chun Kune que só tem 5 rotinas, 3 de mãos vazias e duas de armas( Bastão e Facão).
Enquanto um Sistema como o Shaolin Garra de Águia que tem um número enorme de rotinas, de rotinas de mãos vazias até rotinas com o uso das mais variadas armas brancas então é lógico que o Bruce não tinha como saber realmente se a pratica de rotinas era bom ou não para o desenvolvimento físico, mental e espiritual do artista marcial ou do atleta, já que ele foi um misto dos dois, nisto devemos perdoar o Bruce, ele não era o Senhor da Guerra, mas olha que ele dizia: "As ferramentas, suas armas naturais, têm um duplo propósito:
1 - Destruir seu adversário(aniquilação das coisas que estão barrando o caminho da paz, da justiça e da humanidade)
2 - Destruir seus próprios impulsos causados pelos instintos de auto-preservação.
Destruir qualquer coisa que esteja perturbando a sua mente sua paz, e seu corpo. Não machucar uma pessoa, mas superar sua própria instabilidade emocional, sua, raiva e insensatez." Matéria do livro " O Tao do Jeet Kune Do".
Veja aqui a relação do nome do livro que Bruce fez com o nome de uma rotina do Estilo Shaolin Garra de Águia ( Jeet Kune), "TAO JEET KUNE DO", detalhe esta rotina já existia muito antes do Bruce nascer! A prática da Arte Marcial deve ser para melhorar o ser humano e não para torna-lo pior do que já é. Ou seja o problema está em nós mesmos, então buscar a solução do problema cabe a todos para vivermos em harmonia.
O certo é que quanto mais você treina melhor fica, o kung fu é aprendido pela prática e não por osmose, só precisamos ter paciência, também não adianta sair por ai treinando feito doido qualquer coisa, com qualquer professor, lembre-se a escolha de um bom professor, instrutor é de suma importância, também não se deixe levar pelas aparências se pudéssemos ver o que está no coração do homem seriamos Deus, logo todo cuidado é pouco, o que não falta por ai é grandes mestres de artes marciais muito preocupados principalmente com o seu bolso e o quanto eles podem arrancar de você, informe-se antes de se matricular em uma escola, veja se ela tem história, se tem credibilidade na sua cidade, se o professor é uma pessoa conhecida na sua cidade, qual o credenciamento dele, converse com os alunos dele antes de se matricular, não se deixe levar pelas aparências, pesquise antes de entrar em uma escola, caso contrário é melhor ficar sem treinar.
Kung Fu deve ser treinado para que possamos melhorar como pessoas e ao mesmo tempo ajudar as pessoas a melhorarem também....