Seguidores

21 de fev. de 2011

TOISHÁO ou TUI SOU

É uma das várias formas existentes no KUNG FU para desenvolver no praticante os seguintes aspectos marciais: REFLEXOS, NOÇÃO DE DISTÂNCIA, NOÇÃO DE DESLOCAMENTOS, CONHECIMENTO DE ÂNGULOS DE DEFESA E ATAQUE. Nesse método de treinamento os golpes são previamente definidos para que o praticante evite erros de postura e aprenda a executar os movimentos a partir de uma distância correta e no ângulo apropriado.
Este método de treinamento é um estágio mais avançado do kung fu onde o atleta começa a desenvolver as técnicas aprendidas nos Taolus do estilo do praticante.
Nem todos os estilos possuem a pratica do Tui Sou, porém se o praticante tiver a oportunidade de apreciar estas técnicas, poderá avaliar com mais clareza a eficiência das técnicas de um determinado estilo, um Tui Sou que possua movimentos muito repetitivos e sem clareza de sua finalidade técnica mais parecido com uma dança do que com uma luta real, demonstra que estilo de onde surgiu é pouco pratico.

Vale salientar que a prática do Tui Sou não substitui a luta real, mas com certeza ele propicia ao praticante qualidades que o ajudarão a ter uma melhor postura na hora da luta.
Uma escola que não desenvolva isto com os seus alunos com certeza não estará contribuindo para o desenvolvimento técnico dos seus praticantes.

Professor Ari Galvão - Dir. Técnico 

3 de fev. de 2011

Taolu ou Cati?

Denomina-se de Taolu ou rotina uma série de movimentos técnicos, dispostos em sequência progressiva, cuja finalidade é preservar os movimentos de um determinado estilo ou sistema. Outra finalidade do Taolu é capacitar o praticante a executar os movimentos característicos de seu estilo, com o máximo de precisão e estética.
Algumas das escolas mais proeminentes substituem a ginástica pela pratica dos Taolus, na certeza que sua execução prepara o estudante para o Kung Fu, melhor que a ginástica. O Taulo em sua forma simplficada, está presente na maioria das artes marciais orientais. Nos esportes japoneses denomina-se KATA, nos esportes coreanos, denomina-se  KYON. Os diferentes Taolus de cada escola de Kung Fu, caracterizam os movimentos de seus alunos. Muitos praticantes brasileiros usam a expressão "CATI" para denominar o Taolu.
A esse respeito foi feita uma consulta junto aos professores do idioma chinês da USP(Universidade de São Paulo) e eles informaram que a expressão correta é Taolu e que o termo "CATI" LHES ERA DESCONHECIDO, tratando-se provavelmente de algum neologismo criado em função do desconhecimento do termo que designa essas técnicas.
Nas competições oficiais de Kung Fu, onde há competições de Taolus(Rotinas sincronizadas), uma equipe qualificada de árbitros tem como objetivo analisar na apresentação de um determinado atleta  se for de wushu moderno ou artista marcial se for de algum estilo de kung fu, os seguintes elementos: QUALIDADE DE MOVIMENTO e PERFORMANCE.

IMPERDIVEL!!!!