Seguidores

29 de jan. de 2010

Wing Chun - Conheça mais dessa Arte marcial de extrema simplicidade e de grande eficiencia em defesa pessoal, tenho visto pessoas que treinam 10, 15, 20 anos uma arte marcial as que numa situação de confronto não sabem o que fazer o wing chun, resolve isso rapido e de maneira efeciente!!

Wing Chun
O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, segundo lenda a arte teve como base a observação de uma luta entre uma "Garça" e uma  "Serpente". Sua postura(base) principal é chamada de "base do carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.


28 de jan. de 2010

Os monges Shaolin também dançam


Kung fu no Centro Cultural de Belém? que aconteceu aos concertos de música clássica e ao teatro?
Calma. Este kung fu não é só kung fu, também é dança. Ainda por cima é uma proposta de um coreógrafo conceituado, que já esteve no CCB, o belga-marroquino Sidi Larbi Cherkaoui (n. 1976), que há uns anos trouxe "Zero Degrees". O que fez desta vez foi convidar 17 monges Shaolin para um espectáculo, a que chamou "Sutra", onde mostra a técnica mas também a espiritualidade destes guerreiros, combinando-a com música original tocada ao vivo.

Disse Shaolin? Os verdadeiros? Como é que isso aconteceu?
Sim, os verdadeiros, os que vivem no Templo Shaolin, um lugar sagrado fundado há milhares de anos numa região próxima de Dengfeng, na China, e que é considerado o principal templo da doutrina budista. Sidi Larbi foi lá parar em 2006, quando um amigo lhe sugeriu um retiro no local. Embora não seja budista, há muitos anos que o coreógrafo se interessa por este tipo de filosofia e pela arte marcial em que os Shaolin são especialistas, o kung fu.

25 de jan. de 2010

Tai Chi Chuan - Parte 1


Tai Chi Chuan (em  chinês : 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação deYin Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te King de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
  • Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快

22 de jan. de 2010

Exame de câncer de próstata


Dá falso positivo para 12,5%, afirma pesquisa

Estudo finlandês indica que um em oito homens testam positivo para câncer da próstata sem sofrer da doença.
Da BBC
Tamanho da letra
Um em oito homens submetidos a testes para câncer da próstata apresentam resultados positivos quando na verdade não estão sofrendo da doença, segundo um estudo europeu publicado na revista científica britânica British Journal of Cancer.

Leia também:

O falso resultado positivo leva a procedimentos invasivos, como biópsias, e também, possivelmente, a tratamentos desnecessários.

O teste usado é o PSA, sigla inglesa para Antígeno Prostático Específico. Ele mede a presença do antígeno, uma proteína secretada pela próstata. Grandes quantidades da proteína podem estar associadas ao câncer da próstata.

Falso positivo leva a procedimentos invasivos e a tratamentos desnecessários
A entidade beneficente britânica Câncer Research UK, que promove pesquisas sobre o câncer, disse que os pacientes deveriam discutir os aspectos positivos e negativos do teste com o médico.

18 de jan. de 2010

Japão - Segredos da Longevidade


Comer pouco e mastigar muito prolonga a vida

Ensinamento é transmitido por japonês de 103 anos. Na segunda maior economia do planeta, a alimentação é um dos trunfos da longevidade.

ROBERTO KOVALICKOkazaki, Nara e Tóquio – Japão
Tamanho da letra

O Japão é uma terra de mulheres magras e elegantes, que, há 21 anos, têm um título imbatível: ninguém no planeta vive tanto quanto elas. São 85,5 anos em média.

O país é a segunda maior economia do mundo, construída com o esforço de uma gente trabalhadora e obcecada pela perfeição, principalmente quando se trata de alimentação e qualidade de vida.

No início da manhã, no jardim de casa, Saburo Shichi repete os exercícios que faz há 50 anos com a ajuda de um bastão. São apenas três repetições. Exercícios simples, que o ajudaram a chegar a idade que tem hoje: 103 anos.

Passar dos 100 no Japão não é tão difícil. Hoje o país tem mais de 40 mil pessoas que conseguiram. Saburo Shichi se orgulha mesmo é de outra conquista. Existem muitos centenários, mas poucos conseguem ficar em um pé só. Ele é animado e divertido.

Conhecendo a vida de Saburo Shichi, o Globo Repórter descobriu os muitos segredos de um país onde os habitantes costumam ter uma vida longa e saudável.

"É importante ter um diário, para você ver o que escrevia quando tinha 10 anos e depois 30. Assim, você pode lembrar sua vida, se arrepender dos erros do passado e não repeti-los", ensina Saburo Shochi.

No diário do ano passado, uma surpresa: frases escritas em português. Saburo Shichi esteve no Brasil, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa. Ganhou uns beijos quando passeou no litoral carioca e aproveitou para aprender um pouco da língua portuguesa.

É mais um segredo de longevidade. Aprender uma coisa nova a cada dia exercita a memória e ajuda a envelhecer bem.

O café da manhã de Saburo Shochi tem de tudo um pouco. Algumas coisas podem parecer estranhas para os brasileiros. Em vez de pão, arroz. Ele come alguns poucos grãozinhos a cada vez. Legumes em conserva. São onze pratinhos diferentes e muita paciência. Professor primário e médico aposentado, Saburo Shochi ensina que para viver muito é preciso ir devagar. "Mastigar bem: 30 vezes", diz ele. Para acompanhar, uma sopa de missô, uma pasta de soja fermentada que está presente em todos os lares japoneses e em todas as refeições.

Pasta de soja ajuda a melhorar a elasticidade da pele

Lendas de antigos guerreiros já falavam dos poderes milagrosos da pasta de soja. Ieyasu Tokugawa – um shogun, líder militar do século XVII – foi um dos responsáveis pela unificação do Japão e viveu muito mais do que as pessoas de sua época. Era extremamente inteligente e todos atribuíam seus feitos à sopa de missô, que ele tomava todos os dias.

No Ocidente, o vinho e outras bebidas são envelhecidos e têm o sabor aprimorado em barris. No Japão, uma técnica semelhante é usada com a pasta de soja. Ela fica armazenada durante dois anos, envelhecendo, se transformando. A técnica é usada há séculos. Agora a ciência descobriu que lá dentro está uma espécie de fonte da juventude.

O pesquisador Kenji Okajima, da universidade da cidade de Nagoya, intrigado com a história do shogun, resolveu testar a pasta de soja envelhecida. Ele descobriu que o missô fermentado durante dois anos produz no corpo uma substância importante para manter a memória e estimular o cérebro.

"Nós demonstramos que o missô estimula os neurônios sensoriais na pele e no estômago e, com isso, aumenta a produção do fator de crescimento semelhante à insulina 1 no hipocampo. Essa substância é muito importante para manter as funções cognitivas", explica o doutor em ciências médicas.

O teste foi feito com ratos em um tanque de água. O que recebeu alimentação comum demorou para se dar conta de que o único lugar seco e seguro era um pedestal de acrílico na outra borda. Já o que foi alimentado com a pasta de soja encontrou rapidamente o alvo no tanque com água, onde pode descansar. Em outras palavras, o ratinho ficou mais esperto, assim como teria acontecido com o shogun.

A substância que o missô produz no corpo ajuda também a melhorar a elasticidade da pele. “Essa substância aumenta a quantidade de colágeno. E também o suor, que é muito importante para a elasticidade da pele. Com isso, ela fica mais jovem e hidratada”, afirmou o pesquisador.

São tantos benefícios que parece remédio. Mas será que tem gosto de remédio? Depois de dois anos a pasta de soja fica com um cheiro bem forte, adocicado, parece de uma compota de figo, alguma coisa assim. É um cheiro bem gostoso. Mas é engraçado: tem gosto de queijo. Um alimento poderoso que ajudou muitos japoneses a enfrentar a sua maior tragédia.

Em 1945, os americanos jogaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki. Milhares de pessoas morreram instantaneamente. Outras, meses ou anos depois, pelos efeitos da radiação. Mas muitos médicos e enfermeiros que socorreram os sobreviventes não foram afetados. Sempre se desconfiou que um dos motivos era a pasta de soja, usada para fazer a sopa, o popular missoshiro no Japão. Há pouco tempo, a ciência encontrou a explicação.

“Substâncias presentes no missô ajudam prevenir a morte celular provocada pela radiação. Logo após o acidente de Chernobyl, o missô foi exportado para a Rússia como uma forma de prevenção”, contou Kenji Okajima.

11 de jan. de 2010

Mitos dos exercícios físicos


Conheça os dez maiores mitos dos exercícios físicos

Muita gente acha que malhar com agasalhos ajuda a emagrecer, mas especialistas discordam.

No calçadão, na areia, nas academias. Haja ginástica para fazer bonito no verão. Mas será que o povo está malhando certo? O Fantástico convidou o professor de educação física João Pedro Werneck, especialista em fisiologia do exercício, para desvendar os dez maiores mitos que confundem as pessoas na hora de malhar.
Mito 1: abdominal faz perder barriga

“É um mito em que toda mulher cai”, João Pedro Werneck, que é coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).




“Na hora em que você está fazendo, questiona se é verdade. Como não custa nada, fazemos mais um pouquinho. Na dúvida, acho que pecamos pelo excesso”, diz a comerciária Regina Bastos.

Pecamos mesmo. E a explicação é simples. “A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro”, diz João Pedro Werneck.

Quer dizer: o abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder.

"A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energético maior", ensina João Pedro Werneck.

Mito 2: quanto maior o suor, maior o emagrecimento

"Suar muito durante a atividade física significa que estamos perdendo muitas calorias?", pergunta a administradora Cássia de Oliveira.

"Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura", responde João Pedro Werneck.

Mito 3: malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais

“Vemos muito por aí o pessoal todo encasacado, achando que assim vai emagrecer mais rápido. E isso não é verdade”, aponta a professora Marcela Cardoso.

“Já ouvi dizer que correr no sol é bom”, diz o economista Antônio Coelho.

“Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Consequentemente, você vai gastar até menos caloria para fazer uma atividade física”, explica João Pedro Werneck.

Mito 4: suor libera toxinas do organismo

“Dizem por aí que o fato de suar durante a atividade física ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso é um mito. O suor é, basicamente, água e alguns sais minerais”, desmistifica João Pedro Werneck.

Mito 5: o exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte

“Antigamente eu achava que malhar tinha que arder muito. Tinha que pegar muito pesado”, conta a artesã Maria Tereza San Martin.

“É muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer”, afirma João Pedro Werneck.

Mito 6: o exercício só começa a funcionar depois de meia hora

“São programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno”, comenta João Pedro Werneck. É pequeno, mas existe. “Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa ideia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético”, completa João Pedro Werneck.

Mito 7: é melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana

“Não é verdade. Você deve introduzir atividade física na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A única coisa que recomendamos é que isso não seja feito em excesso. O problema são 'outros' atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de atividade física em um ou dois dias”, alerta João Pedro Werneck.

Mito 8: subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada

“Me disseram um dia que subir escada ajudava a emagrecer. Eu tomei isso como uma verdade universal”, diz a produtora cultural Lílian Sapucahy.

“As pessoas acham que só o fato de abandonar o elevador e subir dois, três lances de escada, eventualmente, duas, três vezes por semana, vai levar ao emagrecimento”, diz João Pedro Werneck.

Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades físicas, feitas de maneira regular.

Mito 9: não se deve beber água durante o exercício

“O que acontece é o contrário. A desidratação durante a atividade física pode fazer o desempenho diminuir”, comenta João Pedro Werneck.

“Sempre que eu quiser, posso beber água?”, questiona a enfermeira Renata Ribeiro.

“Sempre quando sentir sede. A sede é um bom parâmetro para você se hidratar durante a atividade”, aconselha João Pedro Werneck.

Mito 10: malhar em jejum emagrece

“Eu não como nada. Acho que eu estou errada”, diz a empresária Maria do Nascimento.
E está mesmo.

“As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar”, alerta João Pedro Werneck.

Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves.

Falando nisso, no nosso site, você encontra um especial sobre nutrição e atividade física.

“O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia”, diz João Pedro Werneck.

Entre em forma com mais saúde!

Dicas sobre como se alimentar na hora do exercicício físico


Nutricionista dá dicas sobre como se alimentar na hora do exercício físico

Há quem diga que sempre se deve comer antes do exercício. Outros afirmam não se deve beber muita água. O que é verdade? A gente foi atrás das respostas.
Neste domingo, o Fantástico exibiu uma reportagem com várias dicas e quebrou alguns mitos sobre exercício físico. E para que a receita de uma vida saudável fique completa, a gente preparou uma matéria aqui no site sobre como se alimentar na hora de praticar atividades físicas.

Conversamos com uma especialista no assunto e ela nos passou várias orientações e quebrou alguns mitos da alimentação.

Há quem diga que sempre se deve comer antes do exercício. Outros afirmam não se deve beber muita água! Afinal, o certo é beber água antes, depois ou durante a atividade? A gente, então, foi atrás das respostas.

Dica nº 1: hidrate-se

A nutricionista e doutora em fisiologia pela UFRJ, Renata Lopes Araújo, afirma que cerca de 80% das pessoas que a procuram estão em busca de orientações sobre como se alimentar para praticar exercícios na academia, seja pela estética ou pela saúde. Segundo a especialista, a regra número um da dieta para quem pratica exercícios físicos é a hidratação.

“Uma observação importante é que é a água que hidrata. Muita gente bebe suco de fruta para se hidratar, mas o problema é que o percentual de água no suco pode variar. Um suco de fruta pode ter um percentual de água bem reduzido, de apenas 30%, dependendo da composição e da concentração do suco”, alerta a nutricionista.

Mas Renata Araújo ressalta que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. “A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia. Mas, com esse calor, a recomendação pode chegar a 3,5L”, afirma.

Mas se você não tem o hábito de beber tanta água, a especialista dá a dica: “Uma maneira de se controlar é colocar uma garrafa de 2L de água na sua mesa do escritório. Aí, você começa a tomar aquilo como rotina”. Mas é importante beber aos poucos. “Se você beber 1L ou 1,5L der uma vez, não tem o mesmo efeito que beber aos poucos, porque o organismo acaba eliminando parte desta água sem utilizá-la devidamente”.

Qual é a melhor hora para beber água ao se exercitar?

E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? A especialista diz que tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. “Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde”.

Por isso, a dica é estar sempre hidratado, seja antes, durante ou depois do exercício. A hora exata vai depender de pessoa para pessoa.

Quando devo comer: antes ou depois do exercício?

Outra dúvida muito freqüente dos adeptos da atividade física é quando comer. Há quem diga que deve ser antes do exercício. Outras pessoas sugerem que seja depois. Segundo a nutricionista, a própria pessoa é que deve definir quando se alimentar.

“O corpo tem reservas e estoques energéticos. Na hora em que você vai para uma atividade desportiva, seu corpo é capaz de gastar energia e utilizar energia estocada, mas tem gente mais sensível. Essa tolerância é individual”, aponta a especialista.

Se você não consegue fazer uma alimentação antes da atividade física, deve fazer um bom jantar no dia anterior. “Quem que se exercita no final da tarde ou à noite e passa o dia sem comer nada, comer algo duas ou três horas de malhar. Ela tem que observar se sente alguma indisposição. E, assim que sair do exercício, deve comer, para repor o gasto energético”, Renata Araújo faz a ressalva.

Alimentos leves antes do exercício é uma das orientações 

Mas o que comer? A nutricionista aponta algumas orientações.

Antes do exercício: coma alimentos que são facilmente digeríveis, como frutas, frescas ou desidratas e iogurte. E com volume reduzido de líquido.

Depois do exercício: reponha proteína e carboidrato após a atividade física. Deve-se procurar um profissional para saber as quantidades específicas de proteína e carboidrato de cada pessoa.

Renata Lemos Araújo aponta também que a pessoa deve se alimentar, preferencialmente, em um intervalo de três ou quatro horas. Mas, segundo a especialista, isso não é regra. Se você tem algum compromisso e tem que escolher em comer duas horas depois da última refeição ou, então, só sete horas depois, é melhor que se alimente em períodos de tempo menores do que ficar sem comer durante muito tempo.

“A gente sabe que é preciso ter uma flexibilidade. Por isso, coma em pequenas porções e em intervalos freqüentes”, indica a nutricionista.

Nutricionista faz um alerta: não copie dietas

Sobre as dietas que a gente recebe por indicação de algum amigo ou que viu na internet, a nutricionista ressalta que a alimentação que é indicada para uma pessoa pode não ser boa para outra. “Cada indivíduo tem suas restrições de idade, sexo, histórico familiar e composição corporal. Por isso, o que comer pode variar de acordo com o indivíduo”, declara. “Fazer uma dieta que o outro faz não significa que vai ser saudável para você”.

Por isso, procure um especialista para mais informações mais específicas para saber como você deve se alimentar de forma saudável e de acordo com o exercício que pratica.

7 de jan. de 2010

Kung Fu na novela - Tempos Modernos


Grazi será vilã que luta kung fu de salto alto em 'Tempos modernos'

Para viver a malfeitora Deodora, atriz também teve aulas de boxe e rapel.
Novela de Bosco Brasil substituirá 'Caras e bocas' a partir de 11 de janeiro.





Henrique PortoDo G1, no Rio
Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Divulgação/TV Globo

Grazi com o figurino sexy da vilã Deodora. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Intensa rotina de exercícios, além de noções de kung fu, boxe, rapel e até "parkour" - a técnica moderna de exploração do espaço urbano. Essa foi a preparação da atriz Grazi Massafera para viver Deodora, sua primeira vilã folhetinesca em "Tempos modernos". Escrita por Bosco Brasil, com supervisão de texto de Aguinaldo Silva, a novela substituirá "Caras e bocas" na faixa das 19h a partir do dia 11 de janeiro.


"Fiz dois meses de kung fu e boxe, que me trouxeram um pouco de expressão corporal. Também assisto a filmes de luta, para ajudar a composição do personagem", explicou Grazi, durante a apresentação da nova trama da Rede  Globo à imprensa na manhã desta terça (15), no Rio de Janeiro.

Mas a atriz garante que lutar não era a parte mais complicada dos treinos. "O que não é fácil é lutar de salto!".

Isso porque a vilã de Grazi usará figurinos sofisticados e sexies, inspirados nas criações do estilista francês Thierry Mugler.

Acostumada a viver moçoilas doces - talvez pelo fato de sua personalidade se aproximar do estereótipo, como ficou provado em sua passagem pelo "Big Brother Brasil" - Grazi tem se empenhado no estudo das cenas em que pratica suas primeiras maldades.

Ampliar FotoFoto: Divulgação

A atriz durante treino de artes marciais para interpretar vilã em 'Tempos modernos'. (Foto: Divulgação)

Deodora terá como cúmplice - e par romântico - o vigarista Albano, papel de Guilherme Weber. Vindo do teatro - ele é um dos fundadores da  Sutil Companhia de Teatro, ao lado de Felipe Hirsch - o ator recentemente foi o grande destaque da minissérie "Queridos amigos" (2008), no qual viveu o irônico Benny.

"Sou fã do trabalho do Guilherme! É um ator completo. Está sendo um orgulho trabalhar com ele. Aliás, com todos atores", comemora Grazi, que terá como colegas de elenco Antônio Fagundes, Eliane Giardini, Vivianne Pasmanter, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, entre outros.


5 de jan. de 2010

III FESTIVAL AMAZONENSE DE ARTES MARCIAIS


LOCAL: GINÁSIO RENEÉ MONTEIRO, AV. CONSTANTINO NERY
DATA:06/02/2010
HORÁRIO:17:00 ÀS 22:00 HS.
REALIZAÇÃO:ASSOCIAÇÃO BRUCE LEE DE KUNG FU WUSHU
APOIO: FEDERAÇÃO DE KUNG FU WUSHU DO ESTADO DO AMAZONAS
MODALIDADES:
1 - KUNG FU WUSHU
2 - KARATÊ
3 - JUDÔ
4 - JIU JITSU
4 - MUAY THAI

Ketsudan Vongphakdy, o Bruce Lee voando(wushu)

Atleta do Laos, trabalhando em produções do Circo du Soeil



O wushu é um esporte, parte exibição, parte full-contact, criado em 1949 pelos líderes comunistas chineses, na tentativa de nacionalizar a prática das artes marciais.

Seu representante mais conhecido é o ator Jet Li (Pequim, 1963), os filmes de ação habitual de Hollywood. No vídeo que acompanha estas linhas você pode ver Jet Li com 14 anos em uma de suas primeiras competições de wushu em que participou.
A competição consiste em duas partes: Taolu, movimentos acrobáticos e de artes marciais baseado em artes marciais chinesas milenares, e Sanda, combates corpo a corpo, no estilo tradicional.
Este esporte é considerado uma disciplina internacional com as suas próprias regras regulamentadas pela IWuF(International Wushu Federation).
O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1991, em Pequim. E depois a cada dois anos.
Existe uma clara tendência de que os atletas que praticam esta modalidade usem movimentos que desafiel as leis da física para o corpo humano, são usadas técnicas aéreas onde os mesmos conseguem girar 540 graus e em alguns casos, até 720 graus de rotação.
Isto aplica-se a menina na foto. Seu nome é Ketsudan Vongphakdy. É do Laos. E a imagem é Soudaphone Chanlapheng voando em uma rotação horizontal no ar de impressionante 540 graus.
Era o final da competição e ela obviamente, ganhou.

IMPERDIVEL!!!!