Seguidores

28 de out. de 2009

KUNG FU / WUSHU

Definições e Origem O Kung Fu é um sistema de arte marcial desenvolvido na China, fazendo parte da herança cultural deste país. Embora já tenha mais de 2.000 anos não se sabe onde e como emergiu
primeiramente a sistematização de seus movimentos. Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da dinastia Shang (1766-1122 a.C.). Posteriormente, durante
as dinastias do Norte e do Sul, iniciou-se um crescente interesse no estudo religioso. Como conseqüência, muitas figuras religiosas entraram na China. Uma, em particular, foi Bodhidharma (fundador do Budismo Chan ou Zen). Em suas peregrinações, Bodidharma, ficou hospedado no templo Shaolin e percebeu que os monges tinham vitalidade baixa, o que os tornava incapazes de concluir suas tarefas cotidianas e de fazer suas freqüentes orações sem cair no sono. Os monastérios também eram vítimas de constantes ataques de
bandoleiros que infestavam o país na antiguidade. Assim, Bodhidharma introduziu uma série de exercícios que ajudavam os monges a unir mente e corpo. Com sua orientação os monges tornaram-se mais saudáveis e capazes de se defender por si mesmos. Com o passar dos séculos, os monges, que viviam em comunhão com a natureza, ao observarem o comportamento dos animais, integraram suas técnicas de ataque e defesa aos ensinamentos de Bodidharma aperfeiçoando-as e desenvolvendo assim os vários estilos de Kung Fu existentes, como o louva-a-Deus, o tigre, a águia, o macaco, a serpente, o dragão, a garça, entre outros.

Matéria de autoria de: MARIANA NASCIMBEM BLASER, LUIZ CARLOS NASCIMENTO DA SILVA E APARECIDO MARRERA.

27 de out. de 2009

Aconteceu virou Manchete


No dia 24/10/2009, reuniram-se na Sede da Associação Bruce Lee de Kung Fu Wushu, as 18h00, os professores e instrutores de kung fu/wushu amazonense, com o presidente da Federação de Kung Fu Wushu do Amazonas Sr. Aristercle Galvão, para tratar da situação de regularização das Associações que ensinam kungfu/Wushu na Cidade de Manaus e que se encontram com as suas documentações irregulares, estiveram presentes os seguintes representantes de Associações: A Presidente da Associação Bruce Lee, Srta Valeska Silveira, o vice- presidente da Ass. Shaolin do Norte, Sr. Antonio Pedro Lopes, e o seu Diretor Técnico, Sr. Antonio Rubens, o Sr. Antonio Aguiar diretor técnico e representante da Ass. de KungFu Agulhas Negras, o Sr. Carlos Alberto Ribeiro, Diretor Técnico e representante da Ass. Shaolin do Norte de Artes Marciais, o Sr. José Vasconcelos da Costa, Diretor Técnico e Representante da Ass. Shaolin Wutao de Kung Fu Wushu, o Sr. Raimundo Nonato Ferreira de Souza, Diretor Técnico da Ass. Shaolin Garra de Águia, os professores de Wushu Moderno, Ingrid Santos Pereira e David Cordovil da Silva e o instrutor de Wushu Moderno Sr. Eiji Daniel Rodrigues Maeda, ficou acertado que todas as associações terão o prazo até 30 de dezembro próximo para que possam regularizar as suas documentações além da atualizar os seus pagamentos de taxa de anuidades bem como atualização dos pagamentos de anuidades dos instrutores e professores e regularização da documentação dos mesmos junto a Federação. As associações que não cumprirem tal acordo, serão automaticamente desfiliadas cabendo as mesmas recursos junto a Federação para a sua regularização. A reunião aconteceu no maior clima de cordialidade e respeito.

13 de out. de 2009

O TERMO CORRETO (Kungfu / Gongfu / Wushu / Kuosho / Guoshu)?

“Kungfu”, corretamente grafado (em Pinyin) Gongfu, é um termo genérico amplamente utilizado, especialmente no ocidente, para se referir aos vários estilos de arte marcial chinesa.

A essência da arte marcial chinesa é o desenvolvimento de técnica e caráter através de muitos anos de devotado esforço. De fato, Gongfu literalmente significa tempo; habilidade, talento; trabalho, esforço. O termo Gongfu é composto de duas palavras: Gong que significa conquista, mérito, trabalho, técnica; e Fu que significa homem adulto. A combinação das duas palavras refere-se ao desenvolvimento das habilidades de uma pessoa através da dedicação de tempo e esforço, porém os ocidentais erroneamente pensam que o termo Gongfu significa, como tal, algum tipo de sistema de luta. Na verdade qualquer pessoa que procure desenvolver uma técnica, talento ou pratica que exija paciência, perseverança, dedicação e tempo para que se atinja certo grau de habilidade e dita ter Gongfu. Desta forma um pianista, um artista, um médico, ou qualquer outra pessoa, que constantemente pratica seu labor, e assim atinge um alto grau de competência no que faz, é dito ter Gongfu. Assim vemos que Gongfu é um atributo pessoal, como integridade e sabedoria. Você poderia dizer que certa pessoa “tem” Gongfu, ao invés de dizer que dizer que a pessoa “sabe” ou “faz” Gongfu.

De todas as artes marciais da Ásia o Gongfu é a que coloca a maior ênfase na mente sobre os músculos, é uma verdadeira filosofia de vida, e chegou a ser chamada de “Box Filosófico” pelos primeiros ingleses que tiveram contado com a arte marcial chinesa.

O termo “Kungfu” ficou relacionado aos diversos estilos da arte marcial chinesa devido aos filmes de “Hong Kong” e principalmente devido à famosa série televisiva “Kung-Fu” do início dos anos 70, que contava a história de um jovem e dedicado monge Shaolin, no velho oeste americano, e de seu esforço e dedicação na busca de seu desenvolvimento pessoal.

Muito embora o termo Gongfu tenha se popularizado no ocidente como meio de se referir à arte marcial chinesa, a palavra chinesa adequada para se referir aos diversos estilos de arte marcial é Wushu, que significa literalmente: arte marcial. Outra palavra chinesa também utilizada para se referir as artes marciais é “Kuoshu”, corretamente grafado (em Pinyin1) Guoshu, que significa arte nacional8, termo este que deixou de ser utilizado na China por volta do final da década de 20 por razões puramente políticas. Contudo, embora no ocidente, especificamente durante a década de 90, tenha existido uma tendência equivocada de utilizar-se a palavra Wushu para se referir as técnicas modernas de competição, e “Kuoshu” para se referir a técnicas tradicionais, na verdade ambos são termos equivalentes para se referir à arte marcial chinesa, desta forma temos tanto Wushu tradicional como Guoshu Contemporâneo e vice-versa.

O termo Wushu é composto de um par interessante de caracteres: Wué o mesmo que Bu em japonês (ex.: Budo e Bushido). Wu literalmente significa “militar, marcial”, contudo um olhar mais cuidadoso mostra um significado mais profundo. Dividindo se o ideograma Wu em duas partes, ternos a metade da esquerda que significa “parar”, enquanto que a parte da direita uma figura de uma lança ou qualquer outra arma. Quando as duas partes são colocadas juntas, o significado secundário é de se por um fim a violência, em outras palavras, as artes marciais são um meio de se ganhar paz. Shu7 representa a idéia de “arte” ou “método”, então os dois caracteres podem ser utilizados para dizer “Arte Marcial” ou, em uma análise mais filosófica, “Método de parar a violência”.

É importante que se observe que o I.O.C. (COI - Comitê Olímpico Internacional) reconheceu a arte marcial chinesa utilizando-se do termo Wushu. No ocidente a grande maioria das entidades de divulgam a prática da arte marcial chinesa continuam a utilizar-se do termo “Kungfu”, por ser mais conhecido pela população, mas também já se esta utilizando o termo Wushu, como meio de popularizar o uso do termo mais adequado, por isso comumente nos deparamos com a combinação dos dois termos: Kungfu-Wushu.

CÓDIGO DE ÉTICA

Considerar a conduta moral como algo absoluto pode equivaler a considerar que a ação é definida por condutas tradicionais, pode equivaler a considerar que uma ação definida de uma determinada maneira se aplica a tudo, em todos os tempos. Considerar que é relativa pode significar considerá-la em função da época, da localização geográfica, do clima, de necessidades econômicas e sociais, de crenças religiosas etc. Considerar que é relativa pode reduzir a expressão da conduta correta a um ditame de interesse público etc. Considerar que é absoluta pode equivaler a considerar que a expressão da conduta correta pode ser definida de uma maneira influenciável.

Existem três teorias éticas diferentes:

1- Teoria Objetiva da Ética - a bondade é objetiva (Teoria de Platão), não pode ser deduzida;

2 - Teoria Conseqüencial da Ética - o que torna boa uma ação é o seu resultado (utilitarismo, por exemplo); o máximo de prazer para o máximo de pessoas.

3 - Teoria Motivacional da Ética - o caráter moral de uma ação vem do motivo de quem age - a ação não é má se a pessoa tem boas intenções(Immanuel Kant é um dos teóricos motivacionais. Diz ele:"Não pratique uma ação que não possa ser repetida por todos o tempo todo".).

Como cristão acredito que Deus na sua infinita sabedoria colocou em nosso coração conceitos morais que nos dizem no íntimo o que está certo ou o que está errado, em caso de dúvida ainda nos deu os dois grandes mandamentos: AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS, DE TODA A TUA ALMA DE TODO O TEU CORAÇÃO, E AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Mas como Deus é muito sábio, faz prevalecer o que há no coração, tenho um amigo que é declaradamente ateu mas que tem um comportamento ético admirável, tenho aprendido muito com ele, em caso de dúvida recorra ao mandamento.

Como você pode ver não é tão fácil falar de Ética, mas para quem prática KUNG FU – WUSHU, os princípios éticos deverão estar baseados principalmente nos princípios éticos que norteiam os monges do templo Shaolin na China, que são:

Código de Ética do Kungfuista!


1 - Eu me comprometo a treinar o corpo e o espírito para a paz;

2 - Eu me comprometo a respeitar mestres, professores e colegas;

3 - Eu me comprometo a não ser falso e a seguir o caminho da verdade;

4- Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento, físico, mental e espiritual;

5 - Eu me comprometo a ser paciente e humilde galgando um a um os degraus do conhecimento;

6 - Eu me comprometo a zelar para que em nosso meio não ofereça abrigo aos maus intencionados;

7 - Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e Artes Marcais;

8 - Eu me comprometo a zelar e manter a todo custo o devido respeito para com a minha arte;

9 - Eu me comprometo a ser um exemplo vivo da filosofia e ética dos mestres do Templo ShaoLin;

10 - Eu me comprometo a ser justo e lutar pela manutenção da justiça.
 
Prof. Ari Galvão

IMPERDIVEL!!!!